terça-feira, 16 de setembro de 2014

Como Construir amizades


Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo
1- Antes de procurar amigos, tenha você mesmo como melhor amigo.
2- O Segundo maior amigo que uma pessoa pode ter é Deus. Ele sempre está à sua disposição, a qualquer hora, dia, lugar e circunstâncias. Creia que Ele é o seu melhor amigo, converse com ele em oração. Você pode conversar em pensamento, em baixo volume ou alto volume. Em casa, nas ruas ou em qualquer outro lugar. Leia a Bíblia e peça a Deus que lhe dê entendimento. É obedecendo a sua Palavra que nos tornamos o seu melhor amigo.
3- As pessoas com maior possibilidade de ser os nossos verdadeiros amigos, estão na família. Precisamos tomar iniciativa na construção de uma  amizade abençoada com a nossa família. Muitas vezes estudamos, nos divertimos e trabalhamos, mas não conhecemos os nossos familiares e nem construímos amizade com o pai, a mãe, os irmãos etc.

4- Os lugares a onde mais gastamos tempo, é o lugar que  podemos tomar iniciativa de construirmos amizades. Na escola, no trabalho, na igreja, no parque etc.
5- Não devemos temer a rejeição. Lembre-se, Deus te ama e você também se ama.
6- Atitudes de boa vontade, respeitar os limites, respeitar a vontade do outro, se auto-preserve, saiba ouvir, escolha falar as qualidades do outro e não os seus defeitos. Todos nós temos defeitos... Ser sincero é bom e ser carrasco é ruim. Confiar com prudência. Saber o momento certo de falar e de ficar quieto. Não buscar amizades que não  construa a sua vida espiritual, moral, social, familiar, de entretenimento. Não espere perfeição dos outros e nem de você mesmo, saiba aproveitar as oportunidades etc.
7- Lembre-se Deus te ama e você também. Portanto, amizades que valem a pena não são possessivas e os dois lados tem o mesmo interesse.
8- O mundo é grande, se não deu certo com um, poderá dar certo com outro. Selecione os lugares e as pessoas. Se você se identificar, é o primeiro passo. Contudo, este é apenas um dos pontos a ser levado em conta.
9-Fuja dos sanguessugas e dos hipócritas. Mas, cuidado para não ser muito radical nas suas exigências.