sexta-feira, 1 de março de 2024

UMA VISÃO DE DEUS PARA NÓS - APOCALIPSE 4:1-11

Visão de Deus

INTRODUÇÃO:
 

USAREMOS A HOMILIA, COM O DEVOCIONAL, E NÃO ESCATOLOGIA  OU  TEOLOGIA BIBLICA.

I- DEUS NOS CONVIDA A TERMOS UMA VIDA DINÂMICA,UMA CONTINUIDADE DA VISÃO DELE PARA COM NOSSAS VIDAS.  Quando atendemos a voz de comando do Senhor, a primeira visão que temos é a do TRONO, DE QUEM ESTÁ ASSENTADO NO TRONO  E DO ARCO-ÍRIS.  v 1-3.

            v.1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
SOBE AQUI- Deus quer nos dar revelações especiais, mas é necessário que  SUBAMOS,assim como  Moisés,Elias,Paulo,etc.  VIDA DINÂMICA

           v.2a - Imediatamente fui arrebatado em espírito,

1- TRONO- v.2b- e eis que um trono estava posto no céu. O trono é a representatividade do GOVERNO. É diante (lugar) dele que nos prostramos.
          2- DE QUEM ESTÁ ASSENTADO NO TRONO- SUA IDENTIDADE                                                       
     v.2c -e um assentado sobre o trono; 3 e aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante a uma pedra de jaspe e sadio;
JASPE-  Pedra clara e transparente com tonalidade roxa.  (Lembrando que várias cores para o Jaspe). Pode significar vtória- segunda vinda de Cristo, Glória de Deus e Luz do seu poder..
SARDIO- Pedra na roupa sacerdotal, gravado o nome de Rubem(Ex.28.15-21).Pedra avermelhada-fala do sangue da expiação(pagou preço de sangue por nossas vidas). O primogênito de toda criação.

3- E DO ARCO-ÍRIS- e havia ao redor do trono um arco-íris semelhante, na aparência, à esmeralda.

ARCO-ÍRIS- Aliança com Deus. Lembrando que o arco-íris tem sete cores, as quais são:

-Vermelho: associado ao sangue - aliança, expiação dos pecados e vida.
-Laranja: representa sucesso, força e saúde.
-Amarelo: associado ao sol e à luz, simboliza prosperidade, otimismo e alegria.
-Verde: Esperança.
-Azul: associado ao céu, representa tranquilidade, harmonia e serenidade.
-Anil (ou Turquesa): uma derivação da cor azul, simboliza respeito e sinceridade.
-Violeta (ou Roxo): está associado à  aquilo que é espiritual e mistério

ESMERALDA- Glória de Deus.

II- NA VISÃO DE DEUS PARA NÓS, QUEM ESTÁ COM ELE REINA,  E PRESENCIA SUA IRA, SEU JUIZO, SUA PLENITUDE, SUA MAGNIFICÊNCIA , E SEUS  MISTÉRIOS  V. 4-8 :

1- O SENHOR COMPARTILHA O SEU GOVERNO

4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos (SABEDODRIA), vestidos de branco (SANTIDADE), que tinham nas suas cabeças coroas de ouro (AUTORIDADE).

2-PRESENCIA SUA IRA, JUIZO -

5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões

3-PLENITUDE- 

A PRESENÇA PLENA DO ESPÍRITO SANTO  NAS COISAS DE DEUS-; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus; (João 14.26; Atos 1.8. Promessa da  vinda/descida do Espírito Santo)
-DIREÇAO ESPÍRITO DE DEUS
-SER CHEIO DO ESPIRITO DE  DEUS

4-SUA MAGNIFICÊNCIA

(pompa,majestade,esplendor,grandeza)-

    6 também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal

MAR DE VIDRO- A extensão e a beleza do mar semelhante ao cristal é a pedra preciosa no v.3;21:18-21,sugerem a magnificência e preciosidade do trono de Deus.

Pode ter um paralelo com o MAR DE BRONZE do templo de Salomão (I Reis 7.23-26). Era uma gigantesca bacia  circular,tinha a capacidade de 30 mil litros de água . Era usada pelos sacerdotes nos rituais de purificações. Era sustentado por doze bois (força e fertilidade) e o seu posicionamento indicava o senhorio de Cristo.

5-SEUS MISTÉRIOS –V.6b  e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás;
Os quatros seres viventes representam a totalidade da criação. A sua função é guardar e carregar o trono. São semelhantes aos Serafins em Isaías 6

7 e o primeiro ser,era semelhante a um leão; o segundo ser, semelhante a um touro; tinha o terceiro ser o rosto como de homem; e o quarto ser era semelhante a uma águia voando.
    
     Leão – AUTORIDADE.  Touro - FOR;ÇA E FERTLILIDADE. Homem - Foi feito do barro e para o barro voltará. É  a coroa da criação de Deus ,contudo sendo pó voltará a ser pó. Para Cristo tornar-se homem foi um ato de humilhação. Portanto, representa fragilidade, dependência, humildade, limitação. Águia voando VISÃO DE DEUS.

8 Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite

III- NA VISÃO DE DEUS PARA NÓS, TEMOS UM ENCONTRO TREMENDO COM O SENHOR JESUS,E NESSE ENCONTRO SOMOS ENCANTADOS COM A SUA BELEZA ,PODER, MAJESTADE E DIVINDADE. POR ISSO, ELES NÃO SE CONTERAM E SE RENDERAM AO SENHOR EM ADORAÇÃO,EM PROSTRAÇÃO, E EM DECLARAÇÕES ARDENTES DE AMOR PELO SENHOR DEUS. V.8-9

8 Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir.

9 E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,

10 o vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.

CONCLUSÃO:  RECICLAGEM
                           DESAFIO

Textos: Esboço de Sermões