sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Conversa de Bicileta

Teólogo e Pedagogo

Em certa cidade, chamada Itapetinga, fora construído um estacionamento para bicicletas. Ali duas bicicletas se conheceram. O nome de uma era Margareth e o nome da outra era Tinga. Todos os dias se encontravam na Av. Itarantim e se deslocavam para o estacionamento do centro da cidade. Os seus proprietários trabalhavam na mesma empresa. Daí a coincidência de se encontrarem na pista e no estacionamento. Certo dia, as duas conversaram e foi a Margareth que começou o diálogo:

-Vejo, como sempre, que chego primeiro que você, Tinga.
- É verdade amiga, mas isto vai mudar um dia. Disse a bicicleta Tinga.
-Você acredita realmente nisto? Já faz um ano que ganho de você. Retrucou a bicicleta Margareth.
Passado mais seis meses, o proprietário de Tinga a doou para um novato da empresa para que ele, também, viesse ao trabalho de bicicleta. Desta forma, o ex-proprietário de Tinga teve de comprar outra bicicleta e lhe deu o nome de Joana. Ao começar uma nova semana de trabalho, também, começou uma nova fase para a bicicleta Tinga. Todos os dias as três bicicletas se encontravam na Av. Itarantim e todos os dias Tinga chegava em primeiro lugar no estacionamento. Inconformada com a nova posição de segundo lugar, Margareth, fez a seguinte pergunta:
- Como? Eu não entendo o porquê você chega à nossa frente todos os dias.
- Eu disse que um dia esta mudança iria ocorrer. Você não acreditou... Preste atenção... Vou te explicar: Sou uma bicicleta de dez marchas. O antigo proprietário não sabia usá-las. Ficava constantemente em uma única marcha. Este novo proprietário é um ciclista conhecedor do meu funcionamento. Sabe colocar as marchas no momento certo e na função correta. Afirmou a bicicleta Tinga.

LIÇÃO I
Por muitas vezes o problema não é a bicicleta. O problema é o ciclista que não conhece o seu instrumento de trabalho. Muitas pessoas têm um talento, uma empresa, um cargo, uma liderança e não conseguem se saírem bem porque não são conhecedores do potencial das suas bicicletas.

LIÇÃO II
A bicicleta Margareth sempre chegava à frente. Parecia que seria para sempre. Mas, não foi... Quem estava em último, passou ser primeiro e quem estava em primeiro passou a ser o último. Isto pode acontecer com você.

LIÇÃO III
A bicicleta Tinga sabia do seu potencial; por isso, jamais perdeu a fé. Conheça o seu potencial, creia em si e, principalmente, creia em Deus. Espere o tempo oportuno e as coisas vão mudar.