terça-feira, 18 de junho de 2013

Parede Branqueada



Texto base: Atos 23:1-5
Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Fico a admirar o mundo de hoje... Ele é tão diferente tecnologicamente e tão semelhante nos conflitos humanos em comparação a época do Apóstolo Paulo. Ele disse que o líder religioso, o sumo sacerdote, Ananias, era parede branqueada.  Hoje em dia existem muitas paredes branqueadas.  Elas estão principalmente no ministério pastoral, na política, na justiça etc. Por que menciono estas três áreas? Porque elas fazem o paralelo com o sumo sacerdote Ananias. Como sumo sacerdote, ele era um religioso que abrangia, também, as áreas da política e do direito.
    
I-                    Observamos no versículo número um que o apostolo Paulo estava relatando a sua história e seu bom testemunho.

O apóstolo foi eloqüente, ousado, corajoso e sábio em suas palavras. Seu comportamento era correto e de consciência boa perante Deus. Hoje em dia existem irmãos da fé, pastores, lideres políticos e do meio da justiça que poderíamos dizer que são possuidores das mesmas qualidades. E isto tudo é muito bom...

II-                  No versículo dois, o sumo sacerdote, Ananias, manda BATER NA BOCA do apóstolo Paulo.

Apesar da demonstração das qualidades do Apóstolo do versículo um, não foi o bastante para evitar a agressão. Literalmente, foi agredido na boca.  Esta agressão não foi apenas física, mas foi lhe no seu direito, na sua liberdade, na sua identidade e na sua existência. O interessante é que foi o principal líder religioso que mandou bater na sua boca e outro líder foi e executor da agressão.  Hoje em dia tem muita gente que está em elevada posição e estes estão mandando outros líderes menores bater na boca de quem anda correto, que não concordam com suas idéias ou com o seu caráter.

Um líder que manda ferir um cidadão ou outro líder, não passa de um ditador, um inflexível, um egoísta, egocêntrico etc. Este é de má intenção e está disposto a tudo para sobrepor o próximo. O direito do outro não vale nada... 

O interessante é que aqueles que apoiavam o principal líder que mandou agredir, não se pareciam com pessoas que pensavam, refletiam que tinham as suas próprias opiniões. São meras pessoas repetidoras e submissas à ditadura da má consciência. Estes não estavam dando mais atenção ao seu Deus, pois o seu Deus foi substituído pelo sumo sacerdote. E quantos de nós cometemos este mesmo tipo de erro? A situação é séria... Ser “Maria vai com as outras...”, é não possuir identidade e nem personalidade. E a maioria segue esta linha porque é cômodo e os demais que não aceitam são incompreendidos e perseguidos.  Diante disto, eu pergunto: Como você se ver??????

III-                No versículo número três, o Apóstolo Paulo, não se intimida e o chama de parede branqueada...

Por que ele chamou o sumo sacerdote, Ananias, de “parede branqueada”?  Esta expressão foi usada porque os túmulos eram branqueados para ficarem em destaque. Também, desta forma ele passaria a usar como expressão da corrupção. Um sumo sacerdote identificado e denunciado publicamente é um incomodo para seus liderados “Marias, vamos com as outras...” Estes tipos de liderados não se importam com o certo ou com o errado, eles, simplesmente, defendem o líder corrupto porque são corruptos e cegos na sua consciência.  Fazem todo tipo de joguinho e manipulações pesadas para o sistema de corrupção ser mantido.

Para o apóstolo Paulo, não poderia aceitar a injustiça sofrida e a corrupção notada sem manifestação pública. Ele criticou publicamente o líder principal e não ficou bem visto. Conseguiu atrair muito ódio pra ele... Tem muita gente boa que está criticando a corrupção e a injustiça de lideres religioso, políticos e de magistrados e que é punida pelas “Marias, vamos com as outras”. Este é o preço da integridade e de personalidade. Daqueles que fazem a diferença para o bem, sem olhar a quem.

IV-               E os demais liderem não aceitam a critica ao sumo sacerdote no versículo quatro.  

É normal alguém defender o seu líder e isto é justo. Não existe líder perfeito e nem liderados perfeitos.  Agora, ficar defendendo corrupto não é normal. E em nenhum lugar da Bíblia nos manda defender corrupto. A corrupção é pecado e defendê-la significa ser inimigo de Deus. Tolerância, flexibilidade e misericórdia para resolver uma situação de alguém verdadeiramente arrependido, são plausíveis. No entanto, o que estava acontecendo era bem diferente: Eles esqueceram os seus valores para defender às cegas um líder corrupto. O sumo sacerdote Ananias não estava arrependidos dos seus erros, ele queria era destruir o Apóstolo por apontar a sua corrupção.

Há liderados cristão que se esquecem dos seus valores, da sua fé e do seu Deus para ter benefícios diversos. Estes já são tão corruptos quanto ao líder principal. O silêncio da omissão é um pecado mortal para as vítimas da corrupção.

Eles perguntaram: ”Injurias o sumo sacerdote de Deus?” Quem sabe se existiria alguém naquele meio que gostaria de ouvir a resposta de Paulo para que pudesse mudar de posicionamento. Mas, nós sabemos que eles só queriam mostrar a sua indignação de ouvir uma pessoa que estavam falando mal do seu líder corrupto e, realmente, ele era muito mal. Eles não se importavam com a justiça ou com a injustiça. A questão é estar do lado de quem tem o poder e nele se manter. Eram corruptos...


V-                 No versículo cinco, como se não bastasse a manifestação anterior, o apóstolo Paulo deu a base lógica da sua critica reprovativa do líder religioso, político e magistrado que era uma parede branqueada:
A Escritura estava sendo usado conforme o interesse do líder, nele não havia verdade e nem justiça.

O Apóstolo Paulo, mostrou a eles o seguinte: “Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.” É claro que não devemos murmurar, falar mal injustamente. É diferente quando um líder está sendo corrupto e aí, a questão não é “o falar mal”.  A questão é a verdade e a justiça que está acima do “não falar mal do príncipe”.  Neste caso conversas como ser Ungido de Deus, são refúgios para a corrupção e não uma honra a Deus. É o jogo dos corruptos: manipular constantemente e desta forma se mantém no poder... Não podemos aceitar corruptos no poder religioso, político ou judiciário. Quem faz vista grossa com desculpas de prudência e de moderação é, ou, corre o risco de está sendo corrupto. 

Conclusão

Qualquer semelhança com o Brasil de hoje, não é mera coincidência. A questão que temos de pensar, é que Brasil nós queremos? Estamos sendo paredes branqueadas, “Marias, vamos com as outras”, omissos etc?  O Apóstolo Paulo fez diferença na pregação do Evangelho do Senhor Jesus e no grito por justiça. E será que podemos dizer que estamos fazendo alguma diferença na construção desta nação.  Às vezes pagamos um preço alto por proclamar a justiça contra o poder vigente e sofro isto há muito tempo nos espaços profissionais e agora até no espaço ministerial, sofri prejuízo. Mas, sei a quem eu sirvo e também sei que aqueles que querem mudar o Brasil irão ficar acima de tudo a favor do que é justo. Vale a pena falar como o apóstolo Paulo: “Varões irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda boa consciência”. Que possamos falar como o Apóstolo Paulo...