domingo, 12 de fevereiro de 2023

Ministério do Louvor - O Som

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo



Louvar a Deus é algo tremendo. Quando a Igreja de Cristo tem um louvor que flui a graça do Senhor é marcante e edificante. Uma igreja que tem o louvor cercado de cuidados, constrói um ambiente propício para salvação de almas, curas, perdão etc. Tudo é bom quando são tomados os cuidados devidos. Desta forma estarei a parti deste momento trabalhando em um único ponto deste ministério: O SOM.O som da igreja pode ajudar, ser aquele ponto diferencial ou pode ser a destruição de todo um trabalho sonhado. Vejamos então algumas questões:

1- Os equipamentos devem ser os adequados ao tamanho do templo. A qualidade dos equipamentos contribui para o conforto de cada alma. Este equipamento deve receber manutenção quando necessário e desta forma devemos chamar profissionais para nos orientar naquilo que for necessário.




2-A equalização é necessária. Muitas vezes a igreja tem um som potente, mas insuportável de ouvir porque não está equalizado. A igreja deve formar uma equipe para tomar conta do som.

3-O volume do som pode ajudar ou prejudicar. Se estiver baixo de mais, os ministros não vão poder guiar o povo na adoração e se tiver alto de mais, irá matar a adoração, causar encandolo com o alto volume de som e pode até ser processado por poluição sonora, crime ambiental. Uma regrinha simples que uso para saber se está agradável, é observar se escuto a voz do povo da igreja. Quando o volume da voz dos ministros de louvores e dos equipamentos de som ficam alto demais as pessoas não conseguem se concentrar, não prestam atenção, ficam angustiadas e desejam loucamente que o tempo.

4- A arquitetura do prédio pode prejudicar a qualidade do som, podendo provocar eco demasiado. Para resolver o problema procure um arquiteto que trabalha nesta área.

5- Se for possível muitas vozes no louvor, devem ser organizadas e darão mais força e beleza ao louvor. Mas, tudo tem que ser bem equilibrado. Para cada voz uma equalização diferente e o destaque está para aquele estará liderando.

6-Esta questão do som na igreja, pode ser também, um ponto de tensão entre os membros do ministério do louvor. Eu já fiquei sabendo de desentendimento sérios nesta área. Às vezes o pastor não toca nesta questão do som com medo de perder membro da equipe do louvor. Esta estratégia covarde gera um grande prejuízo para a igreja. É necessário tomar providências diplomáticas para resolver o problema do som alto.




Acesse