quarta-feira, 16 de março de 2011

DESPERTAI OS DONS QUE HÁ EM TI



TEXTO: Mt. 25: 14-30

INTRODUÇÃO:

1- Comentar sobre a variedade dos dons em geral: Adminsitraçao, apostolado, auxilio,, comunicação criativa, cura discernimento, contribuição, encorajamento, ensino, evangelização, fé, hospitalidade, intercessão, interpretação, liderança, línguas, milagres, misericórdias, profecia, sabedoria, pastorado.

2-Vivemos em dias difíceis em que Deus fala e poucos dão ouvido. Deus convoca e capacita com dons diversos, mas poucos são os que perseveram em exercer os dons. Por que estamos nesta situação? Quais são os benefícios de um despertamento pró serviço por meio de dons? Como podemos mudar esta situação?

É do interesse de Deus um grande despertamento, por isso vamos ler Mt. 25:14-30 e meditar em sua Palavra.
Talento = 6 000 dracmas = 12 600 gramas de prata
= 750,00 dolares (novo comentário da bíblia).

I- Existe uma dura realidade: Muitos Filhos de Deus estão escondendo o seu talento.

1- Acham que tem muito pouco para oferecer. Mt. 25:24

24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e ajuntas onde não espalhaste;

2- Medo v. 25
25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu.

3- Falta de responsabilidade v.24,26

26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei?

4- Inconsequência: 


Prejuízo para o Reino de Deus e condenação para si v.27-33

a- Se não há multiplicação, pelo menos a manutenção

27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.

b- Sem multiplicação e sem manutenção do talento, perdemos o talento, o nosso espaço é ocupado por quem está produzindo para o Reino

28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos.
29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.

c- Receberemos disciplina do Senhor, pela nossa negligência

30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
5- Perda do amor pela multiplicidade da iniqüidade.

e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mt. 24.12

6- Engodo da falsa riqueza. Apocalipse 3: 17-18
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

II- Um despertamento de Deus em nós e no exercício dons:


1- Nos eleverá como igreja e como membros individuais do corpo

"De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." I Co. 12:26
"mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele". I Co. 7.7

2- Promoverá em nós a multiplicidade dos talento-dons

28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos.
29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.
3- Nos honrará perante o Senhor com a bênção: bom e fiel servo20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.
21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
4-Patrocinará um estilo de vida de adoração João 4:23-24
23 Mas a hora vem, e agora e, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem,
24 Deus e Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

III- Como podemos ser despertados por Deus para o exercícios dos dons:

1-Recebendo o fluir da água de Deus João 4: 14

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d'água que salte para a vida eterna.

2-Para recebermos o fluir temos que pedir15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.


3-Tudo começa quando despertamos para uma entrega dos nossas vidas a Cristo Mt. 11:28-30:


Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
Isaias 55:
1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi.
João 11:25- Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;