sexta-feira, 8 de abril de 2011

O LEÃO, O URSO E O FILISTEU

                                     Davi enfrenta o  Leão, O Urso e o  Filisteu

I SAMUEL 17:37

INTRUDUÇÃO: 


Explicação: os três representam inimigos que existem na vida do cristão. O cristão tem que enfrentá-los e vencê-los. Estamos numa guerra e nesta guerra precisamos sair vencedores. Para isto necessitamos de conhecer nossos inimigos e as atitudes corretas para sairmos vencedores.


I- Cinco pré-requisitos para vencermos: (Ecl. 9:11)

1- Saber aproveitar as oportunidades


I SAMUEL 17:.22-25

22 E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou seus irmãos se estavam bem.

23 E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate, e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.

24 Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente.

25 E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? pois subiu para afrontar a Israel. Há de ser, pois, que ao homem que o ferir o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará franca a casa de seu pai em Israel.

2- Ousadia v. 26-27


26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

27 E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra, dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.

3- Coragem v.29,32

29 Então disse Davi: Que fiz eu agora? porventura não há razão para isso?

32 E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.


4- Discernimento e Fé v. 33-37:


33 Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.

34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho;

35 E eu sai após ele, e o feri, e livrei-a da sua boca; e, levantando-se ele contra mim, lancei-lhe mão da barba, e o feri, e o matei.

36 Assim feriu o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Fé no Senhor. Dependência do Senhor v.37

37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão, e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.


5-Devemos lutar do nosso jeito v.38-40

38 E Saul vestiu a Davi dos seus vestidos, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.

39 E Davi cingiu a espada sobre os seus vestidos, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

40 E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforge de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão da sua funda, e foi-se chegando ao filisteu.


II- Três inimigos que nos desafiam V.37:

37 Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão, e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.


1- O Leão - que é o diabo.



Veio para roubar matar e destruir tudo que temos de mais valioso: A NOSSA COMUNHÃO COM DEUS. Também, outras coisas: Casamento, filhos,profissão,etc.

Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância


2- O Urso –

Animal que é herbívoro, mas na fome ataca animais: COME CARNE. É imprevisível, é mais forte e mais temido do que o leão, por ser imprevisível. Ele representa a nossa carne, nosso inimigo mais forte. Está dentro de nós tenta tirar nossa paz e entendimento.

3- O Filisteu , GOLIAS:

Ele é visível, maior do que nós, portador de um poderio bélico maior do que o nosso, sabe trabalhar para nos amedrontar, nos fazer calar, nos humilhar, destruir a nossa dignidade e o nosso futuro. São os novos problemas que sempre parecem intransponíveis.

III- Na batalha a nossa bandeira é O nome do Senhor dos Exércitos, dele é a guerra: V.45,47

45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

47 E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.


IV - A Vitória veio porque foi até as ultimas consequências:V.49-50


49 E Davi meteu a mão no alforge, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.


CONCLUSÃO: 


1-Retrospectiva
2-Desafios