domingo, 31 de dezembro de 2023

JESUS NOS ENSINA A TER PAIXAO PELA VIDA (Esboço de Sermão)



TEXTOS: Mateus 6.26,28.

26  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.

Introdução        

Incrível, o Rei dos reis parou para escrever no chão, para observar o mar, os lírios, os pássaros (João 8.16  -Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou.;

21.4  Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.). Jesus gerava reflexões  para vivenciá-las  diariamente.  Diariamente, ele vivenciava, o belo da vida pelos  seus detalhes apaixonantes.

         Por que Jesus parou  e prestou atenção  em detalhes pequenos?
Resposta:  PORQUE  JESUS TINHA PAIXÃO PELA VIDA.

-O que Jesus quer nos ensinar  com isto?
Jesus nos ensina a nível pessoal e familiar que:

I-  Perceber a vida e vive-la com gosto, é a melhor opção. Mt./ 6.25-34.

II-  A vida sem o belo é um belo desgosto. Cantares 1.15-16

III- A vida sem desafios não nos desafia a vive-la. Exemplo: Jesus tinha como desafio a vontade do Pai

         1-Enfrentando os problemas e as incertezas da vida 

  Mateus 16.21- Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.

             2- Enfrentando o continua problema dos esvaziamento da vida espiritual pela hipocrisia

Mt 6.10  Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. ; 

               3-Enfrentando o desafio do cumprimento da vontade de deus

 Lc.  22.42  dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.

IV- A vida sem o centro da vida, é viver a vida sem vida. João  11.25;14.6

V-  Jesus  proporciona  muito mais que um estilo(forma) de vida ,ele  nos dar vida nele(vida em abundância). 
        Por isso, ele nos convida: “VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS  CANSADOS E SOBRECARREGADOS E EU VOS ALIVIAREI...” (Mateus  11.28...). ”...EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA .”  João  10.10.

CONCLUSÃO