domingo, 16 de agosto de 2015

SALMO 22- SALVAÇÃO EM MEIO À PERPLEXIDADE EXTREMA DOS PROBLEMAS

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

a)       Perplexidade extrema (1-21a)

1.      SEM ESPERANÇA, APELOS E EXPERIÊNCIAS DOS PASSADO (1-11).
1,1, O questionamento gerado pelo dor
1  Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?
1,2. O clamor continua, mas tem dificuldade para dormir
2  Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego.
1.3.            Mesmos assim ele não a noção de quem é o seu Deus.
3  Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.
1.4. A história prova que vale apena confiar em Deus
4  Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
5  A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos.
1.5.Humildade humilhação
6  Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7  Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo:
8  Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer.
1.6.Ele conhece o seu Deus

9  Mas tu és o que me tiraste da madre; o que me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe.
10  Nos teus braços fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
11  Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem acuda.

2. INTENSA ANGÚSTIA EM VISTA DA AFLIÇÃO IMEDIATA (12-21a)

2.1. Angustia Descrita
12  Muitos touros me cercam; fortes touros de Basã me rodeiam.
13  Abrem contra mim sua boca, como um leão que despedaça e que ruge.
2.2 Fragilidade
14  Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
15  A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte.
2.3.Os inimigos fazem pressão
16  Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés.
17  Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me.
2.4.Os inimigos já dão como certa a sua destruição(morte)
18  Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes.
2.5.Louvor
19  Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.
20  Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão.
21  Salva-me da boca do leão, sim, livra-me dos chifres do boi selvagem.

b) Louvores (21-31)

1. LOUVOR NO AMBIENTE DE IRMANDADE (22-26).

22 Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembleia te louvarei.
23 Louvem-no, vocês que temem o Senhor! 
Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó!
Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!

24 Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito;  não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.
25 De ti vem o tema do meu louvor na grande assembleia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos.
26 Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!

2. LOUVOR QUE VEM DA HUMANIDADE (27-31).

27 Todos os confins da terra  se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,
28 pois do Senhor é o reino; ele governa as nações.
29 Todos os ricos da terra  se banquetearão e o adorarão;
haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó,
cuja vida se esvai.
30 A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor,
31 e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente.