quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Conflito entre a Estrela e o Satélite

Narrativa:
O Conflito Entre A Estrela e o Satélite
Autoria - Marcio Gil de Almeida

Certo dia, o Sol irritado, falou o que não devia com a Lua.  A reação do Lua foi o esperado e isto gerou um conflito. Um conflito entre uma Estrela e o um Satélite é um desgaste com conseqüências gravíssimas. Ninguém deseja conflitos, mas eles acontecem... Os conflitos deixam marcas e lições. O pior que pode acontecer de um conflito é ser insolúvel. Agora, vamos contar a estória do conflito.

O Sol e a Lua estavam em seu trabalho normal, quando o Sol chamou a atenção do Lua e disse:
-Estive observando como a humanidade gosta de ti.
-Realmente gostam muito de mim. Mas, você não fica longe... Afirmou a Lua.
-É claro que os humanos gostam mais de você. Se estiverem apaixonados, se amam ao luar. Se quiserem se divertir e festejarem em grupo, o fazem à noite quando impera Vossa Excelência. Disse o Sol.
-Acredito que o amigo está com ciúmes sem motivos, porque sem ti não haveria vida na terra. Novamente, falou a Lua.
-Você Lua, só brilha com a minha luz e não tem valor sem mim. A humanidade deveria gostar mais de mim do que de você. Falou o Sol.
-Sol, você é um chato, um mala sem alça, ciumento, confusento, louco etc. Está incomodado, siga o adágio dos humanos: “Os incomodados que se mudem”. Irritado e em alta voz, respondeu a Lua.

 O Sol ficou muito irado com a palavra da Lua. Pensou em brilhar em outra galáxia ou de não emitir a sua luz por um tempo. Pensou até mesmo em liberar calor de tamanha intensidade que iria queimar todo o sistema solar. Verdadeiramente, o coração do Sol ficou mais quente do que o normal. Voltemos à estória.


-Sou uma estrela poderosa, posso destruir tudo. No entanto, vou apenas tirar o seu brilho e os homens não vão mais olhar para você. Com muita ira retrucou o Sol para com a Lua.

Então o Sol deixou de emitir luz. A Lua não mais resplandecia e a terra entrou em profundas trevas. Bilhões de vidas estavam em desespero, pois sabiam que significava a morte de todos. Passado apenas uma semana. O Sol abriu os olhos e ficou chocado. Pois a beleza do seu sistema solar não era mais vista. A Terra, planeta que mais amava, estava escura. Parecia que o planeta estava morto.  O Sol notou que os homens não estavam mais sorrindo e amando. Não havia mais paz no coração da humanidade. O caos, o terror e a morte em todo o planeta estavam tomando conta. Então, arrependido, falou para a Lua:

- Lua, eu fui um tolo e a minha atitude não foi correto e nobre. Perdoa-me, eu estava errado... Falou o Sol.

O Sol esperava a resposta da Lua, mas ela nada respondeu por que não podia. A isto, entendeu o Sol que a Lua só tinha vida com a sua luz. O Sol, então, disse:

-O que fiz com a minha loucura? Será que ainda há esperança para a Lua e a Terra? Vou brilhar como sempre fiz e vou fazer com tamanha alegria que jamais tive na minha estória estelar.

O Sol voltou a Brilhar, a Lua resplandeceu e a Terra voltou a viver. Então, a Lua disse:

-Fico feliz contigo, Sol, porque voltou a ser um amigo sábio. Mas, o que levou a mudar de atitude?
-Na minha grandeza percebi que não sou nada sem vocês. Sem vocês não existe grandeza em mim.  Só há sentido em mim, se eu brilhar. É brilhado que sou feliz e só posso ser feliz se todos forem felizes. Minha luz não é para esconder. Só compartilhando a minha luz cumpro a minha missão no Universo. Só posso ser o que sou, se cada um receber a minha luz.

LIÇÃO I

O Sol estava passando por um momento de fragilidade emocional e não percebeu o quanto estava falando loucuras. A Lua estava no seu canto e o Sol foi irritá-la a ponta de a mesma perder a paciência. A Lua poderia ter sido mais paciente e administrar melhor a situação. Sol e Lua erraram na relação, ainda que o provocador tenha sido o Sol. Isto nos mostra que não dar para erra sozinho nos relacionamentos e que nós podemos provocar o erro no outro ou ainda mais, aumentar a gravidade da situação levando a um prejuízo sem precedentes.

LIÇÃO II

Uma só atitude equivocada pode destruir toda uma carreira. Falar de esfriar a cabeça do Sol é algo que parece inadequado. Quem sabe sejamos como o Sol que tenhamos de esfriar a cabeça antes de conversar sobre algo que seja perturbador para nós. Além do mais, da mesma forma que o Sol não tinha domínio das reações da Lua, nós não temos controle das reações das pessoas às nossas palavras. Depois que as palavras são lançadas não há como retirá-las e aí só vamos nos alegrarmos ou chorarmos com o resultado.

LIÇÃO III

O ciúme não constrói nada é um sentimento que desvia o nosso coração do bom e do confiável para uma doença que destrói a vida dos outros e a nossa. Temos que vigiar o nosso coração para que o ciúme não domine, ele é um veneno que mata tudo e a todos. Só a sabedoria e a amor pode vencer este mal. Se não consegue vencer, sozinho seja humilde e peça ajuda antes que perca tudo que ama.

LIÇÃO IV

A ira faz parte da vida e ela pode ser controlada. Há ira sem pecado, mas ela pode ser altamente destrutiva quando a alimentamos. Quando a ira domina, ficamos descontrolados e na hora tudo parece valer o custo, não importando as conseqüências. Quando a ira passa, o prejuízo pode ser tão grande que tenhamos de levar aquilo para o resto de nossas vidas. Uma pequena e controlada ira pode ser um tempero para tomarmos uma atitude necessária. Entretanto, quando a ira está descontrolada só colhemos a destruição. Às vezes nos iramos sem motivo ou iramos por motivo que não é o suficiente para tal. Vigiemos, não sejamos como um Sol irado.

LIÇÃO V

Se coloque no lugar do Sol e da Lua, e me responda: Qual a lição que o amado pode tirar para aplicar em sua vida? Acredito que irá encontrar, seja como Sol ou como Lua, algo edificante para a sua vida. Após encontrar, siga o bom caminho.


Em toda a situação da sua vida nunca se esqueça de Deus. Que o Senhor Jesus Cristo esteja com você seja como Sol, seja como Lua, sendo tu Estrela ou Satélite.

Escrito em 15/07/2013