sábado, 23 de março de 2024

O REINO DOS MACACOS



Conta-se que a milhões e milhões de anos atrás, havia outra civilização que era dominante no planeta Terra: Era o Reino dos Macacos. Um reino mágico onde tudo era possível. Todas as coisas viviam em harmonia. Era o céu que homens sempre desejaram. Mas, o que aconteceu para este reino não mais existir?

Os macacos viviam em árvores mágicas. Cada galho tinha um poder especial e contribuia para o bom funcionamento da civilização. Tudo ia muito bem, até que um dia, um macaco chamado Qatsar enfadou-se de fazer as mesmas coisas e queria sair do seu posto, ou seja, do seu galho mágico. Ele era responsável por manter o controle do clima. Queria mudar de função, mas o Conselho do Reino dos Macacos que era formado por grandes sábios,  disseram para o Qatsar que o treinamento demorava dez anos para uma mudança de função e que tinha de voltar para a escola. Ele não concordou que precisava voltar para a escola e retornou para o seu galho. Certo dia, imprudentemente, conseguiu convencer o macaco Zestos para uma pequena troca de galho. Zestos cuidava do galho que dominava os vulcões.  Então, cada um subiu em seu novo galho, e tudo ia muito bem. Todavia, um imprevisto aconteceu e como não tinham participado da capacitação (treinamento) que envolveria as novas funções,  causaram uma grande explosão e todo Reino dos Macacos fora destruído.

Quem me contou esta estória foi o único sobrevivente. O nome deste macaco é Sariyd.  E devido ser o único sobrevivente e não querendo que isto aconteça com os seres humanos, ele mandou um recado: 

CADA MACACO EM SEU GALHO.

Glósário

Qatsar  que significa  impaciente- ser impaciente, estar aborrecido, estar desgostoso.
Zestos  que significa – muito quente.
Sariyd que significa sobrevivente,  restante, resto.


Teólogo e Pedagogo
05/07/2015