sábado, 9 de março de 2024

A importância das Línguas Bíblicas

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

As línguas bíblicas são grega, hebraica e aramaica. No entanto, as duas que possuem a total predominância, são a grega e a hebraica. Aliás, estas duas ainda são faladas nos dias atuais. É claro que estão na versão moderna e a dos textos bíblicos, temos o grego koinê e o hebraico massorético. Koinê quer dizer "comum" e o termo massorético, procede dos "massoretas" que eram escribas judeus que se dedicaram a preservar e cuidar das escrituras. Foram eles que inventaram ou desenvolveram os sinais massoréticos. Este sinais compreendem as sinais vocálicos que tinham e tem por finalidade preservarem e facilitarem a leitura da língua hebraica. No hebraico moderno já dispensaram os sinais massoréticos.


Uma pessoa que deseja se aprofundar nos estudos das escrituras ou não ficarem dependendo de falas de outras pessoas, tem como solução o estudo e domínio das línguas originais dos textos bíblicos. É realizador o estudo e é plenamente possível qualquer pessoa aprender as línguas. O hebraico é mais difícil no inicio e o grego é mais fácil no inicio, mas os dois podem podem ser aprendidos.

Nota-se, também, a importância pela grande demanda de pessoais que usam a bíblia e precisam de pessoas com maior conhecimento para esclarecem pontos não muito claro. Outrossim, o fator histórico/cultural destas línguas nos fazem mais participantes da história de Israel e do mundo bíblico.

Este blog tem como função ajudá-lo e aos poucos estarei colocando mais vídeos.

Fonte: Línguas Bíblicas