sexta-feira, 8 de abril de 2011

A BÍBLIA, QUAL A DIFERENÇA?

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

INTRODUÇÃO
CITAÇOES:

 Os Nomes De Deus. Jeová- jireh, Rafah, etc.
 A Vitória Pela Fé.
 Jesus Cristo É O Único Caminho Para Chegarmos A Deus.
 É Na Bíblia Que Vemos Escrito Que “Naquele Dia Vereis A Diferença Entre O Justo E O Injusto, Entre O Que Serve A Deus E O Que Não Serve A Deus’.
 É Na Biblia Que Esta Escrito Que Jesus Cristo Salva, Cura, Enche Do Espírito Santo, E Que Ele Voltará.


É Na Bíblia Que Esta Escrito:”Serdes Fieis Até A Morte, E Dar-Te-Ei A Coroa Da Vida”.

ILUSTRAÇAO: Minha experiência de conversão – Em minha casa, sozinho, lendo a Bíblia, a minha vida foi transformada quando este texto entrou em meu coração, João 4:14 : “... aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” A vida tomou rumo porque a Bíblia á a Palavra de Deus.

O soldado que levou um tiro e foi protegido pela Bíblia que estava no seu bolso. A bala parou, apontando para a seguinte frase: Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Salmo 91:7

I- A BÍBLIA FAZ DIFERENÇA, POR SUAS CARACTERÍSTICAS PECULIARES COMO LIVRO:
1- Nome- a palavra bíblia Segunda declinação neutro, plural de biblia, quer dizer “livros”, ou no singular biblion, que quer dizer, “livro”.

2- Autoria e quantidade de livros:


Tem 40 escritores e um único autor (O Espírito Santo) e 66 livros;

3- Período que demorou a concluir a obra:

1500 anos

4- Estilo literário variado:

a- Históricos,
b- Biográficos
c- Legal, leis civis, cerimoniais,dietéticas, e
d- Doutrinaria - cristianismo
e- Profético e apocalipse
f- Sabedoria;
g- Poético
É o livro mais vendido e traduzido do mundo.

II - A BÍBLIA FAZ A DIFERENÇA PORQUE ELA É A PALAVRA DE DEUS:
2 Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”

2 Pedro 1:21 “...porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
NÓS TEMOS QUE DAR MAIS IMPORTANCIAA BÍBLIA

Ilustração:
O Valor da Bíblia.

Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem a sua sala para receberem presentes. Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro. Em seguida dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita:

- O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
- Eu gostaria de receber a Bíblia. Respondeu pela ordem o cocheiro.
- Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!

Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar. Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou:

- Minha mulher está adoentada e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia.

Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:

- Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo.
- Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro. Informou a arrumadeira, em poucas palavras.

Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:

- Certamente você também ira preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
- Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro... Disse o pequeno mensageiro.

Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas. Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.

A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão: "Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus."

1- A Bíblia como Palavra de Deus Responde a questões existências, tais como: De onde viemos? O que somos? Para que existimos? Para onde vamos? Por que sofremos? Como vencer nesta vida?
Criação e vida celestial, etc.

Salmos 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.