sábado, 6 de outubro de 2018

O Boi da Praça




Teólogo e Pedagogo

Em Itapetinga, uma das praças, chamada Dairy Walley, desde a minha infância é apelidada de Praça do Boi. O motivo para tal apelido são as estátuas impressionantes de um boi, duma vaca e do seu bezerro.

Certo dia assentei-me em um banco para ver mais de perto as estátuas, passei a  ficar deslumbrado com tal arte e em especial a do boi. Deixei escapar uma pergunta: Será que existe uma estória por detrás deste boi e da sua família? Foi quando a praça impregnada de pardais, um momento fabuloso aconteceu. Um pardal, que se identificou com o nome de Fabulino, voou de uma árvore, posou em meu ombro e disse-me:

-Você quer saber a estória deste boi?
-Claro que sim...Respondi para o pardal Fabulino.
-Vou contar o mistério que há. Vou dizer-te o que homem algum sabe. Falou com entusiasmo o pardal Fabulino.
-Conte-me depressa. Disse eu para o pardal Fabulino.

Então, o pardal Fabulino começou cantar a estória com muita alegria contagiante:

- Há muito tempo um boi chamado Zebu, tinha a sua companheira e seu bezerrinho. Ele tinha amizade com um índio da Tribo dos Camacãs. Numa das conversas, o boi afirmou:
- Eu tenho um grande sonho.
- Qual o seu grande sonho? Perguntou o índio.
- O meu sonho é marcar a estória. Quero ser lembrado por muitas gerações. Disse o boi Zebu. 
- Tenho a solução para você. Ela é mágica, perigosa etc. Somente os fortes e os firmes podem alcançá-la. Afirmou o índio Camacã

O boi Zebu ficou ansioso para saber do que se tratava e disse:

- Conta-me logo que não aguento de tanta ansiedade.
-Existe um mistério na Mata Atlântica. Em um local especial, pois lá tem, segundo a lenda, uma pedra branca mágica, quem sobe nela o seu espírito vai para um lugar no além que só os heróis vão. E ainda mais ,o seu corpo é mantido conservado para várias gerações, sendo uma mensagem de firmeza e de força nos seus propósitos. Narrou o Índio Camacã.

O boi Zebu ficou maravilhado e decidiu ir encontrar a Pedra Branca mágica. Só tinha uma coisa que estava lhe impedindo, a sua família. Ele não a queria deixá-la. Então, a família decidiu partir com ele na mesma missão, eram firmes e fortes. Foi esta família que inventou o grito: TERRA FIRME E GADO FORTE.

Passado algum tempo procurando a Pedra Branca mágica decidiram ser heróis. Primeiro foi a companheira do boi Zebu, depois o filhote e por último, o próprio Zebu. O Bezerro queria ficar na sua posição preferida, por isso, assentou-se.

Durante muito tempo, eles foram esquecidos na Mata Atlântica. No entanto, quando a cidade começou a ser construída a família bovina petrificada foi encontrada na Mata Atlântica e ninguém sabe como foi parar lá ou quem a fez. Eles acabaram colocando o Boi Zebu e sua família no centro da  cidade. Lugar de destaque, na Praça Chamada de Dairy Walley.

Esta foi a estória contada pelo pardal Fabulino para que eu ficasse sabendo da verdade, desta forma quero que  fiquem conhecedores.