sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O Agricultor e a Cegonha - Autoria: Esopo

Fábulas de Esopo - O Agricultor e a Cegonha










Uma Cegonha, de natureza simples e ingênua por ser de boa paz, foi convidada por um bando de Garças, a visitar um campo arado que fora recentemente semeado.

Mas, a festa acabou bruscamente, quando todo o bando foi capturado numa armadilha colocada no local, pelo agricultor dono daquele cultivo.

A Cegonha pediu então ao Agricultor que a deixasse ir embora. E ela se defendeu dizendo: "Por favor, deixe-me ir embora, Eu pertenço a família das Cegonhas, que são conhecidas pela sua honestidade e bom caráter. Veja, até minhas penas são diferentes da plumagem delas. Além disso, não sabia que as Garças estavam vindo roubar suas sementes..."

Respondeu então o agricultor: "Você pode ser um bom pássaro, e tudo que diz pode ser verdadeiro, mas eu capturei você na companhia de Garças destruidoras de plantações, e assim, terá a mesma punição que reservei para elas..."

Moral da História 1:

Na maioria das vezes você é julgado a partir de suas companhias...


Moral da História 2:

As más companhias são os piores investimentos...

Site de Dicas

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. A ele se atribui a paternidade das fábulas como gênero literário. O fabulista grego teria nascido no final do século VII a.C. ou no início do século VI a.C..