quarta-feira, 8 de maio de 2019

Igreja Profética





Estamos em tempos proféticos e estes revelam a Igreja Profética.  A Igreja Profética  não tem uma única face. Por isso, existem igrejas de vários tipos e aqui mostro duas destas igrejas reveladas em Apocalipse 3, a igreja de Filadélfia e a Igreja de Laodicéia. Veja o quadro comparativo destas duas igrejas proféticas.


Igreja de Filadélfia x Igreja de Laodicéia
Apocalipse 3
v. 8 – As Obras são conhecidas 
*guarda as Palavras
*fiel
v.9-Deus a ama e fez os inimigos a
       honrarem
v.10- Ao ser perseverante em guardar as palavras, será guardado em meio a tribulação.


v.15-16- Igreja Morna
v.17- Engana-se a si mesmo. Penso que está tudo bem. Pensa que é uma igreja vitoriosa, pois tem dinheiro, tem visão e é bem vestida(boa aparência, apreciada). Na realidade é o contrario, é nua, cega, pobre e miserável.


Estes dois tipos existem e estão em nossas cidades, estados, países e planeta. Quando Jesus coloca os olhos  sobre uma igreja e seus lideres, a primeira coisa que ele nota é a fidelidade e a perseverança em seguí-lo. Quando não há fidelidade e perseverança, ele mostra a reprovação. Elogio para a fiel e reprovação para a morna-infiel.
            Observe que Jesus mostra como é a igreja morna. ISTO QUER DIZER QUE É INDEFINIDA COMO IGREJA. Quando uma igreja é morna, ela não dá valor a princípios de fidelidade e de perseverança em Cristo. Ela valoriza o material e a aparência. Manter o status ou ser bem vista é o que interessa. Não entra em atritos. Enriquecer é a ordem. Ela é covarde e a fiel corajosa. A Morna não está disposta a perder coisa alguma, entretanto a Fiel está disposta a perder tudo, se necessário for. A Morna tem prioridade de ser bem vista pela sociedade e a Igreja Fiel tem prioridade de ser bem vista por Deus.  A Igreja Fiel é mal vista pela sociedade porque expõe suas opiniões bíblicas. Muitos crentes corajosos são vistos como destemperados, fundamentalistas, radicais, homofóbicos etc. São crentes fiéis da Igreja Fiel.  A igreja Morna não quer desagradar  e nem confrontar a mídia, o Estado, políticos e autoridades em geral, todavia a Fiel, o que vale é obedecer a Deus e proteger o seu povo. A Morna se esconde entre as quatros  paredes, entretanto, a Fiel se expõe e sai de maluca, faladora, e de pessoa não grata. A igreja Morna se compromete com o Sistema de Poder do Mundo, enquanto a Igreja Fiel é  comprometida com Deus. A Igreja de Laodicéia foge do combate, e a Igreja de Filadélfia combate o bom combate e guarda a fé.
Em tempos proféticos podemos escolher em qual igreja pertecemos, se é a Igreja Morna ou Fiel. O Apostolo Paulo, afirmou na Epístola aos Romanos 12:2 o seguinte: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” A IGREJA FIEL É UMA IGREJA INCONFORMADA COM O MUNDO E LUTA PARA MUDÁ-LO ESPIRITUALMENTE, SOCIALMENTE, ECONOMICAMENTE, POLITICAMENTE, IDEOLOGICAMENTE, NA FAMÍLIA ETC.  O mundo trabalha para  transformar o bem em mal e o mal em bem, o certo em errado e o errado em certo, aquilo que é bom senso em loucura e o que é loucura em bom senso. Diante disto aqueles que são  da Igreja Profética  de Filadélfia  e da Igreja de Laodicéia tem tendências diferentes. Aqueles que são da Igreja Fiel tendem a lutar para transformar o mundo e aqueles que são da Igreja Morna, tendem a seguir o Mundo e a manter um discurso como se fosse uma Igreja Fiel e Verdadeira. Aquela que tem  a luz, a Fiel, se coloca no alto para alumiar a todos e aquela, a Morna, coloca a sua luz debaixo da mesa  e como não fazem diferença a sua luz, transforma-se em luz.
A igreja morna, não consegue unir em comunhão com outras igrejas, principalmente os seus lideres, pois a união não traz glória e destaque para si e nem o seu grupo, só traz custos e investimento de tempo. Já igreja fiel, Filadélfia, faz questão de participar e de pagar os custos e de investir tempo. Para ela, vale a pena o sacrifício em lidar com os conflitos para lutar em prol da comunhão e o que importa é destacar e glorifica a Jesus Cristo.
A igreja profética, fiel, se importa com a verdade e igreja profética, morna, se importa com as vantagens que se pode obter.
A igreja morna prefere ficar ao lado daqueles que tem o poder na mão, mas a igreja fiel prefere ficar ao lado daquilo que é justo e ao lado do seu Deus.
A igreja Morna, tem hábito da omissão e da fuga, sempre usando palavras como prudência e sabedoria para se auto-justificar. Enquanto a Igreja Fiel é como Davi, encara qualquer Golias.
A Igreja Profética verdadeira prefere sofrer o dano do que  negar a mensagem do Evangelho de Cristo, do Reino de Deus e do seu Deus. Mas a Igreja Profética Falsa prefere o conforto e o elogio do que defender os valores do Evangelho de Cristo.
A igreja Morna tem o dom do Camaleão, toma a forma dos costumes ao ponto que fere a própria fé sem sentir ou perceber a gravidade de tal. A Igreja Fiel traça limites claros para todos, ainda que saia de radical.
 A Igreja Profética de Filadélfia reconhece que as profecias estão se cumprindo e que outras vão se cumprir, todavia ela não abre mão de ser agente do Reino de Deus contra o Império das Trevas. A Igreja Fiel não se conforma que o mundo que vai piorar porque ela  pertence ao Espírito do Senhor que quer Salvar o mundo e é por isso que ela age combatendo as trevas ao invés de ficar somente cultuando entre quatro paredes. Hoje em dia está surgindo frente de batalha em todos os setores. O que fazer? O que ser? Filadélfia ou Laodicéia?
Frentes de Batalhas
-Direitos Humanos PNDH   3- Governo do PT - Verdadeiro ataque ao Direito da existência e do propósito da família. E os valores? Não tem valores... O que tem são ideologias minoritárias que massacram a maioria. Ditadura com discurso de democracia.
-CONFECOM- Governo do PT - Tem como um dos propósitos de tirar os programas religiosos cristãos, católicos e evangélicos, da TV e do Radio. Só permitindo programas religiosos afros e indígenas, pois afirmam ser cultura.
--Em várias partes do mundo cristãos estão sendo multados, restringidos de fazer negócios, presos e mortos .
-Missionários correm risco a todo instante em países muçulmanos e comunistas.
-A Igreja de Cristo no Brasil, tem grandes dificuldades em unir-se com um fim em defender a si mesma. Não importa o tamanho da denominação ou da igreja local, há grandes dificuldades de comunhão. Lembrando que os privilégios estão com as igrejas locais de grande e médio porte e também a sua responsabilidade é maior. A falha de uma igreja local de grande ou médio porte em não ter competência para comunhão gera várias outras falhas em igrejas menores. Esta dificuldade está principalmente com seus pastores em não ter competência em se relacionarem pelo seu próprio egoísmo e visão egoística das quatro paredes. Não conseguem estarem numa associação ou ordem interdenominacional pelas picuinhas que eles mesmos levantam e proclamam como sendo mais justo do que  perdoarem mutuamente e terem comunhão. Este é o espírito da Igreja Morna.
-Os direitos dos sistemas  políticos comunistas, direitoss de igualdade individual, direito das religiões oficiais muçulmanas, “Direitos Humanos” que agridem o direito de liberdade, opinião e de religião estão transformando cristãos em criminosos por todo o mundo, levando a serem multados, presos e mortos.
-Enfrentar o marketing anticristão onde se estimula a sociedade a se opor a valores cristãos e aos próprios cristãos. O terrorismo social e psicológico, se utilizam entre outros as seguintes palavras: preconceituosos, anacrônicos, sanha persecutória (sanha= ódio, persecutória = perseguição), extremistas, fundamentalistas, retrógados, intolerantes, homofóbicos, alienados, opressores etc.
A Igreja Profética que não é profetisa, que tem o caráter dos profetas de meia boca, estes são uma vergonha para os cristãos e para Deus. Agora, a Igreja Profética  que profetisa plenamente, este dar testemunho e defende a fé em Cristo.
            Estamos em Tempos Proféticos, a Igreja é Profética, uma decisão profética determinará o que nós somos. Decida e aja. Não seja pertencente ou uma igreja com o espírito de Laodicéia, Morna. Seja, pelo amor de Deus,  pertencente ou uma igreja com o espírito de Filadélfia, Fiel.

Marcio Gil de Almeida

Teólogo e Pedagogo