terça-feira, 31 de maio de 2011

SALMO 4 – UM PEDIDO POR AJUDA FEITO A NOITE


TEXTO: SALMO  4

Introdução:  Uma oração noturna. Era usada acompanhada de instrumentos (neginote)

I- URGENTE APELO A DEUS  V.1

1. OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza(alivio,ajuda); tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

II- CONSELHO SÁBIO PARA O  PROXIMO. V.2-5

        
1-    Não ao insulto e à calunia
 2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá).
2-    Sim ao amor  a  Deus, pois promoverá o cuidado de Deus sobre nós
3 Sabei pois, que o Senhor separou para si aquele que lhe é querido; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele.
     3-   Sejam temperantes e ensinem aos vossos corações na vossa intimidade
4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá).
      4-          Ofereçam culto a Deus com integridade e confiem em Deus.
5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor.

 

III- CONFIANÇA SERENA EM DEUS. V. 6-8


         1- É o Senhor que nos ilumina
6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
         2- A alegria do Senhor é sem igual
7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.
         3-  A tranqüilidade vem do Senhor.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

CONCLUSAO