quarta-feira, 10 de outubro de 2018

COMPREENDA O QUE É, QUAL A SUA MISSÃO E QUAIS AS VANTAGENS DA IGREJA

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo


Muitas pessoas falam contra a Igreja e não sabem nem o que ela é, qual a sua missão e qual a sua importância que se mostra nas suas vantagens. Antes de enumerar as vantagens da Igreja Cristã para a vida das pessoas e pra a sociedade em geral. Vamos explicar melhor o que venha a ser igreja como organização jurídica, segmento social e como Corpo de Cristo.

I- ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA
 
Pessoa Jurídica

A Lei 10.825, publicada no DOU de 23.12.03, coloca as igrejas na categoria de Pessoa Jurídica de Direito Privado, que é a de “Organização Religiosa”. Sendo pessoa jurídica e sem fins de lucro possui Estatuto e CNPJ. A igreja também pode ter regimento interno, se bem que não é obrigatório... Ela não paga impostos, mas é obrigada a declarar.

Os pastores e padres não são empregados da igreja. Eles são voluntários que exercem uma função sacerdotal. Não podem receber salários, recebem prebendas. Não possuem os direitos trabalhistas do trabalhador comum. O pastor pode recolher ao INSS, que, aliás, a igreja pode assumir tais despesas. Digo que ela pode, porque não é obrigada... Outros direitos que lhes couber não serão por obrigação de lei e sim por decisão da organização religiosa. Devido a tudo isto qualquer processo movido por um pastor ou padre sobre uma igreja para obter direitos trabalhistas é perda de tempo. A não ser que esta igreja tenha tipos de atividades que não é comum à forma de se trabalhar no caráter religioso que leve à justiça a reconhecer vinculo empregatício, como já aconteceu... Este pastor provou que tinha que cumprir metas da liderança como se fosse uma empresa... Todavia, em geral, não ocorre isto.

Para uma pessoa pertencer a esta organização religiosa, basta ser aceita pelo grupo e registrado em ata. Usando a Igreja Batista como exemplo, a pessoa pode vir a pertencer por meio de batismo, aclamação ou carta de transferência de outra igreja da mesma ordem e fé.

II- GRUPO SOCIAL


A Igreja de Cristo existe, também, como grupo ou SEGMENTO social. Ela tem as suas características que a identifica com grupo distinto dos demais. Ela possui sua ideologia de existência que é cristã. Há muitos integrantes deste grupo social que a adere como é natural ocorrer. Desta forma elas se identificam e mostram a valida de tal existência. Há pessoas ou grupos que assumem o nome de igreja, mas que não é igreja. Porque igreja que é igreja não nega a si mesma e nem ao seu Senhor, Jesus Cristo. 

A Igreja não é um clube e até um clube tem a sua ideologia e as suas regras. Uma pessoa que não se ajustar às regras tem que se retirar ou será expulsa. Vou dar um exemplo claro: Um clube com piscinas, frequentadas por famílias, certo indivíduo fica nu perante as crianças ou querendo jogar futebol na quadra gramada para prática de tênis. Ora, vocês acham que os sócios vão aceitar? O primeiro é um atentado ao pudor e o segundo impossibilita a real função da quadra e a danifica. Este membro poderá ser chamado atenção e se não mudar será expulso do clube. Ou ainda, imagine se no Clube do Flamengo, vascaínos se tornarem membros e ficarem gritando e levantado a bandeira do Vasco da Gama... Imagine... Vocês acham que os flamenguistas tem a obrigação de aceitar isto? Se eles insistirem continuarão membros? 

Para pertencer a este grupo, há pessoas que se envolvem de forma completa e só faz sentido se for assim. E existem outras pessoas que não têm nenhum tipo de compromisso. Há pessoas que vão às reuniões da Igreja apenas para se SOCIALIZAREM. Ora, é um bom lugar com pessoas boas. Tem até aqueles que vão à procura de uma esposa acreditando que ali há muito mais possibilidade de achar uma mulher que queira compromisso como ele sonha. Tem outras que vão para Igreja porque querem ter uma mera prática religiosa em sua vida. Também, há aqueles que vão porque os seus parentes vão e ele acredita ser uma coisa boa e, portanto, ele apóia, mas não há compromisso nenhum. Como grupo social, se ele frequenta constantemente, acaba por integrar este grupo. Muitas pessoas se tornam membros da instituição religiosa e do grupo social, mas não pertencem à Igreja de Jesus Cristo porque não nasceram de novo, não reprova o pecado, não servem a Deus com o seu testemunho etc.


II - CORPO DE CRISTO - A verdadeira Igreja


A verdadeira Igreja é o Corpo de Cristo (I Cor 12:27, Ef. 1:22, 23). Este corpo está ligado à Cabeça, que é o Senhor Jesus. A igreja é agência do Reino de Deus. Ela é espiritual e universal. Para pertencer a esta igreja só por meio de adoção espiritual através da fé em Cristo Jesus, nascer de novo, ser justificado, eleito, redimido etc. Para isto acontecer a pessoa necessita de se arrepender dos seus pecados e se converter a Jesus Cristo. Aceitar a Jesus Cristo como Senhor em sua vida. Jesus torna o seu dono e guia. A vida dele muda porque o seu referencial muda e o Espírito Santo mora em seu coração. Quem vivia no pecado, hoje luta para não pecar. Ele quer agradar e glorificar ao seu Deus.

A igreja é formada por estas pessoas que independe da idade, sexo, cultura, etnia, raça, nacionalidade, nível econômico, nível de escolaridade ou época. A sua regra de fé e prática é a Palavra de Deus, a Bíblia. A pessoa coloca em primeiro lugar a vontade de Deus e depois vem o resto. Se um posicionamento não honra a Deus, não há porque o segui-lo.

A missão da Igreja Cristo é levar a mensagem do Evangelho de Cristo por todo o mundo. Esta é a missão de Deus para com a Igreja, ser instrumento na redenção  da humanidade. Esta missão têm vários aspectos, tais como: espiritual, física psicológica, familiar e social. Este aspectos da missão têm as suas particularidades... A mensagem do evangelho alcança todas as áreas do ser humano individualmente e da coletividade. Toda esta obra é feita pela força do Espírito Santo e não por força física, política ou militar. Entretanto, quando as pessoas são atingidos pela graça de Deus, elas refletem em TODAS AS ÁREAS da vida individual e coletiva, atingindo, inclusive a política.

Há pessoas que vivem em lugares que ameaçam a sua fé e ficam calados para não morrer. Oram e cantam pra Jesus em secreto. Não pertence a grupo social reconhecido pela sociedade pois a sua fé é considera um crime.

III- ORGANIZAÇÃO  JURÍDICA X SOCIAL X CORPO DE CRISTO

A pessoa ou um grupo podem pertencer tanto a Organização Jurídica, social como também ao Corpo de Cristo. Todavia, pode haver um engano não intencional de muitos, achando que basta pertencer a uma destas igrejas que já está integrada em todas. Enganam-se muitos e muitos vão ouvir de Jesus, naquele dia: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Mateus 7:23.

Só uma pessoa salva e regenerada pertence a Igreja de Jesus. Isto não quer dizer que são perfeitas e que não pecam. Elas não concordam com o pedado e lutam contra o mesmo. Veja esta passagens: 

"Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que AMAM E PRATICAM a mentira


Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". 




Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario."
 Romanos 1:27

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
 Hebreus 12:14"


Há pessoas que só pertencem a igreja, organização religiosa e outras que só pertencem a igreja, segmento social. Bom é pertencermos a todas este aspectos da igreja. E o que não pode está fora da IGREJA, CORPO DE CRISTO.

IV- VANTAGENS DAS IGREJAS PARA A SOCIEDADE

A Igreja é um instrumento regulador da sociedade. Imaginem se não existissem as igrejas no Brasil? Seria bom ou ruim. Eu posso garantir que seria desastroso. E se alguém acha que a sociedade está violenta e que as família estão sem estrutura, imaginem como seria sem as igrejas... Observem estes pontos:

1- A Igreja de Cristo é voz profética nesta terra. O que dizer isto? A Igreja é proclamadora de princípios, tais como: justiça, santificação, bondade, amor etc. A Igreja defende o oprimido e clama por punição contra a injustiça. Não aceita a corrupção...

2- A Igreja é uma
 construtura de famílias.

3- A Igreja é uma resgatadora de pessoas e famílias. Quantos e quantos casos de pessoas que eram viciadas no alcoolismo e em outras drogas e foram libertadas? Quantas ex-prostitutas e ex-gays, temos em nosso meio?
 Posso garantir: MUITOS. Quantos ex-bandidos, temos em nosso meio? Quantos ex-adúlteros temos em nosso meio?  Posso garantir: MUITOS. Quantas pessoas que pensavam em suicidarem que ao encontrarem com o Senhor Jesus foram transformados? Quantos ex-andarilhos temos? Quantas pessoas que eram violentas e que foram transformadas? Quantas pessoas que eram desonestas que foram transformadas? Posso garantir: MUITAS. Quantas pessoas que não tinham sentido na vida e nem razão pra viver que encontraram a vida? Quantas pessoas em nosso meio já foram curadas fisicamente? Quantas pessoas que estava brigadas com os seus irmãos e hoje encontraram a reconciliação? Quantos não sabiam nem sequer ler e escrever e aprenderam só porque queriam crescer espiritualmente? Quantas pessoas que tinham a sua alma vazia, estavam mortas e ao encontrarem com Cristo todas as coisas mudaram, uma nova vida passara a curtir?  Quantos, quantos e quantos???

4- A Igreja faz um trabalho social que na maioria das vezes não recebem nenhuma ajuda de governo. Quantas Igrejas distribuem cestas básica? Quantas distribuem sopas? Quantas tem centro de recuperação? Quantas fazem eventos distribuem roupas, sapatos etc? Quantos promovem cursos para a comunidade? Quantas sedem os seus espaços para o serviço público? Quantas dão assistência médica, dentária etc? Posso garantir: MUITAS. Acabam fazendo o serviço social que deveria o governo a fazer sem nenhum custo ao mesmo.

5- A Igreja coopera com a educação formal e informal. Seja com a maior escola do mundo, que é a Escola Bíblica Dominical, com seus cursos de curta duração ou com as suas Escolas que possuem até o nível superior.

6- A igreja coopera com a dança a onde estão envolvidas crianças, adolescente, jovens e até senhoras participam. Isto é meus cultura pra quem não sabe...

7 - A cultura eclesiástica está tendo um alcance de alta significância com a música GOSPEL. Na maioria das vezes é de alta qualidade, edificante que não gera destruição de casamento, prostituição, uso de drogas etc. A música GOSPEL NOS LEVA AO ENCONTRO COM DEUS.


8-A Igreja é a maior instituição que aglutinam pessoas da idade, sexo, cultura, etnia, raça, nacionalidade, nível econômico, nível de escolaridade. A sua mensagem constrói uma comunidade do amor envolta da Palavra de Deus.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Igreja tem uma importância sem precedentes. Ela com sua mensagem revolucionária muda uma nação. Temos que reconhecer que há igrejas que não são igrejas e que apesar de desvirtuamentos doutrinários e morais, ainda sim, a maioria das igrejas são fiéis, ainda que não conseguindo tudo que deveria. Com certeza vale apena está numa Igreja e ter comunhão com ela. É loucura alguém pensar em cobrar imposto de alguma Igreja. Reflita sobre o que é igreja e sobre os seus benefícios. Valorize a Igreja de Cristo.