segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Cristão deve guardar sábado?

Marcio Gil de Almeida
Teólogo

Não. O cristão não tem a obrigação de guardar o sábado, pois a guarda do sábado é um dos sinais da aliança de Deus  com Israel, hoje chamados de Judeus.  Mas aí, surge outra pergunta: É pecado para o Cristão a guarda do sábado  ou, mesmo ainda, atinge a graça salvífica de Deus sobre os cristãos?
Não, não é pecado. Todavia, acredito por ser uma questão da lei, exclusivamente, para os Judeus não convém, pois pode levar o cristão a formar uma mentalidade legalista judaizante. E não posso ficar sem afirmar que o guardar ou o não guardar o sábado, não leva a perda da salvação. A lição que o sábado nos traz é que temos limites e que devemos ter momento de descanso, inclusive para dedicarmos ao Senhor.

“12 ¶ Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 13 Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. 14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. 15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. 16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. 17 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se..” (Êx 31:12-17)