quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Aliens no Planeta Orthos: Pronomes

Autoria:
Marcio Gil de Almeida
Pedagogo e Teólogo

Depois de muito tempo, no Planeta Orthos, os cidadãos perceberam que as muitas conquistas, como: uma nova constituição planetária, sendo esta a Gramática, para a organização da sociedade; com a aceitação e oficialização dos artigos e dos substantivos, notou-se que a sociedade entrou novamente em uma grave crise. Uma sociedade apenas com Artigos e Substantivos não era suficiente. Os  substantivos estavam sobrecarregados e a comunicação estava prejudicada. Devido esta situação foi convocada uma Assembleia Extraordinária com todos os habitantes do planeta Orthos. Enquanto ocorria a grande Assembleia, foi a mesma interrompida por uma notícia chocante.

O planeta Orthos, em todos os seus noticiários estava sendo repetida a notícia que dois meteoros estariam chocando com  o planeta. Foi um verdadeiro desespero, o primeiro a chocar com o planeta causaria pequenos estragos, mas o segundo significa a morte do planeta. Ao chegar o grande dia, todos se reuniram para esperarem o fim do mundo. O primeiro meteoro caiu e trouxe o seu estrago, o segundo, para surpresa de muitos, por erro dos cientistas, não era um meteoro, era uma espaçonave muito esquisita no formato de “P”. Esta pousou no planeta e todos ficaram esperando pra ver o que sairia desta grande espaçonave.

O povo do Planeta Orthos ficou cinco dias no suspense para descobrir o que ou quem estaria naquela espaçonave. As portas se abriram e todos viram, os Aliens, novos seres pequeninos, desconhecidos e misteriosos. Foram bem recebidos, mas ninguém os entendiam. De sorte que o governo os isolou em um lugar para com ajuda de cientistas pudessem entendê-los, fazê-los compreender os habitantes do planeta Orthos e fazê-los serem incluídos na sociedade. Os cientistas  chamaram os Aliens pela palavra construída de iniciais dos vários grupos que eram formados,assim foi I.I.D.P.P.R.T.( Interrogativos, Indefinidos, Pessoais, Possessivos, Demonstrativos, Relativos e Tratamento).
Aos poucos os habitantes do Planetas Orthos voltaram para suas rotinas e puderam reiniciar a Grande Assembleia. Nela a palavra Sabedoria, disse:

-Senhores, é sabidos que os Alines I.I.D.P.P.R.T. possuem características que combinam com a necessidade em substituir e acompanhar o substantivo para que possamos melhorar a funcionalidade planetária.

-Esta é uma opção clara para nós e sugiro que votemos para a inclusão dos novos seres em nossa Constituição Planetária (Gramática), afirmou a palavra Coragem.

-Inicia-se, imediatamente a votação, gritou a palavra Apressada. Então, os Aliens I.I.D.P.P.R.T. foram aceitos e engajados em todo planeta.Mas, uma questão foi levantada. O nome I.I.D.P.P.R.T. foi considerado muito complicado. Daí surgiu a ideia: se funcionam PRO, “à frente e pra” o substantivo(nome), nada mais normal que simplificar como “Pronome”. E assim ficou consagrado os Aliens como seres naturalizados e nomeados como Pronomes.

Os Pronomes foram enviados do planeta Orthos para o planeta Terra. Eles
 estão abundantemente presentes e constantes em nosso planeta. São agitados e não deixaram de nos mandar uma mensagem:

“Não importa o seu tamanho, o seu poder e quem você é. Nós somos pequenos, muitos e diversos,. Ainda que você não queira, vamos te acompanhar e se fizerem pouca caso de nós, vamos te substituir.”