sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O MONTE HERMOM

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

“Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.” Salmos 133:2-3

Introdução


Altitude 2814 m (9230 pés)
Localização Israel (Área ocupada das Colinas de Golã), Síria, Líbano, Cordilheira Antilíbano
O Monte Hérmon (em hebraico: , transl. Har Hermon, "montanha sagrada"; em língua árabe: جبل الشيخ, transl. Djabal el-Sheikh,  "montanha nevada") é uma montanha localizada na porção terminal sul da cordilheira do Antilíbano, na fronteira Líbano-Síria.1 Com 2814 metros de altitude, o seu pico está quase sempre coberto de neve, enquanto as terras ao redor queimam pelo sol de verão.

O Monte Hérmon na Bíblia


O Monte Hérmon foi chamado também de Baal-Hermon (Jz 3.3; 1Cr 5.23). Seu nome aparece na poesia hebraica (Sl 89.12; 133.3; Ct 4.8). É o "alto monte" de Mt 17.1; Mc 9.2 e Lc 9.28, o monte da transfiguração.

I- Explicando a relação da importância  na menção do Monte Hermom no verso 3

II- O que não muda em ir ao monte visando a oração?

1- O Deus não muda. Continua sendo o mesmo Deus. Não há Deus dos montes e Deus das planícies. Deus é Deus em todos os lugares.

2-  As qualidades de Deus não mudam. O seus atributos e operação continuam sendo as mesmas

3-    O querer de Deus não muda. Ele sempre está pronto para ouvir. O seu querer sempre é soberano.

4-    A distância de Deus para nós não muda

III-           Afinal de contas, qual a diferença que  faz em ir ao Monte?

1-    A diferença é que reservamos um espaço separado, especial para nos reunir. Os povos consideravam sagrado o Monte Hermom

2-    No monte, pela sua distancia e dificuldade de acesso, poucos vão. Isto significa maior privacidade. Só pessoas com muito interesse vão ao monte orar.

3-    Com maior privacidade podemos  ter maior dedicação a Deus, em nossa mente, sentimento e ações. Isto quer dizer consagração e foi o que Moisés fez. Ele subiu ao monte por quarenta dias e jejuou.

4-    Devido esta dedicação sentiremos uma presença maior de Deus, poderemos crescer nesta comunhão e nos fortalecer.

5-    Como estamos orando mais, mais respostas teremos. As lutas em oração não são fáceis, mas Deus honra quem persevera.

6-    Mais resposta pode significar até mesmo milagres.  É o orvalho resultante do Monte Hermom, partículas de neve, e o vento quente do Mar Morto que produz a vida.  Quando vamos ao monte podemos trazer sobre nós pequenas partículas de neve das orações   e que ao descermos possamos encontramos o vento quente do nosso dia a dia, e vermos o milagre do orvalho de Deus sobre nós.

7-    Conclusão 

O monte é um lugar usado para buscar grandes vitórias.