Marcio
Gil de Almeida
Professor
Licenciado em Pedagogia
Pós
Graduado em Coordenação e Supervisão Escolar
Neste texto procuro fazer uma síntese de outros
textos, retirando, por muitas vezes, partes literais, os reorganizando e os
reintegrando. Neste, também, dou a minha contribuição com ideias próprias para
o enfrentamento da indisciplina escolar.
Não existe receita mágica. Cada professor deve criar
o seu sistema de gerenciamento de sala de aula. Mas, não quer dizer que não
possamos trazer sugestões úteis.
ATITUDES DO
PROFESSOR
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Não deve ocorrer
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Deve Ocorrer
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Não
espere da família, do gestor, do coordenador, do governo , da mídia etc. Não
adianta mandar bilhetinho para a mãe e tirar da sala de aula (a não ser em
casos extremos).
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Tome
iniciativa, esforço, paciência e persistência.
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Não
bater boca com aluno com perguntas redundantes, argumentando, pedir justificativas.
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Fique
calmo e não se estresse tentando controlar os alunos, você só tem controle sobre
você mesmo.
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Não
entre em sala de aula e fique fazendo discurso e gritando ordenando ficarem
quietos, em silêncio e exigindo respeito.
Não
discipline na turma toda de uma vez, pois poderá uni-la pela indisciplina.
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Escolha
um aluno (ou mais, a depender do caso) que sempre provoca e lidera a
confusão. Tome uma atitude para com ele. Detecte o líder.
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Falar
por falar.
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Eles
obedecem não é porque você fala, obedecem porque você toma uma AÇÃO, com isso
eles recebem a consequência. Não se trata do que dizer, mas do que
fazer.
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Deixar
os alunos sem ocupação.
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Dê
a direção ao aluno. Ele está conversando, então, chegue até o mesmo e diga o
que ele deve fazer.
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Deixar
o aluno sem vigilância
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O
professor deve ter atenção em sala de aula e deve usar uma linguagem corporal
adequada.
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Não
deve ter regras
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Estabeleça
regras claras que regulem diversos aspectos do cotidiano da sala de aula.
Exemplo:
1-
O modo de participar na sala de aula
2-
Deslocação do aluno
3-
Comunicação com o professor
4-
Organização da sala
5-
Ir ao banheiro ou beber água
6-
Comunicação entre os alunos
7-
Limpeza da sala de aula etc.
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As
regras não devem ser negativas
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As
regras devem ser positivas e não negativas. Exemplo:
POSITIVA:
Os alunos devem manter o ambiente limpo;
NEGATIVA:
Os alunos não devem sujar a sala
de aula.
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As
regras não devem ser feitas unilateralmente pelo professor
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As
regras devem ser construídas pelo professor e aluno.
De
preferência faça um cartaz e as exponhas na parede da sala de aula. Inclua
também, as correções. Em relações devem conter os tipos de correções, mas
quem vai dizer como, quando e qual punição deve ser aplicada é o professor.
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As
Ações Corretivas não devem ser postergadas
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As
ações corretivas podem estar conjugadas na mesma lista de regras. Veja alguns
exemplos de ações corretivas:
-
Orientação e advertência (como as regras são claras, esta ação corretiva é
rara.Esta ocorre em sala de aula)
-Coversa
em particular(Esta ocorre fora da sala de aula. Procure conversar com os
líderes das bagunças), ;
-
Ficar em sala de aula no intervalo recreativo. Acredito que seja uma das mais
eficientes.
-Apresentar
trabalho escrito e/ou oral
-Tirar
pontos
-Retira
da sala de aula, desde que não se tenha mais opção etc.
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E
necessário um trabalho contínuo de conscientização O professor deve ter o
hábito de ter uma curta e participativa conversa sobre a disciplina/indisciplina
através de vários recursos didáticos. Sempre haverá casos de indisciplina,
mas o desafio é o controle, dentro do possível, para criar o ambiente
possível de aprendizagem.
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As
regras e ações corretivas às vezes devem ser cumpridas
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As
regras e ações corretivas sempre devem ser cumpridas.
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O
professor deve relaxar na vigilância das ocorrências
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O
professor deve sempre estar escaneando a sala de aula com os seus olhos
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Os
alunos mais indisciplinados devem ficar assentados mais próximos do professor
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Outras Sugestões:
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Procure manter os alunos ocupados;
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Evite longos períodos utilizando o quadro branco;
·
Utilize métodos diferentes;
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Procure resolver os conflitos ao máximo dos alunos
dentro da sala de aula antes de levar para a direção, ao orientador ou ao
coordenador, conforme o caso;
·
Motive os seus alunos, dando palavras positivas em
que mostrem o valor e a capacidade dos mesmos;
·
Quando o aluno fizer algo que mereça um elogio,
faça o elogio;
·
Seja
carinhoso com seus alunos
·
Mostre para os seus alunos o valor e o potencial
que eles possuem;
·
Evite regras desnecessárias. Infelizmente existem
regras desnecessárias, inclusive, em Regimento Internos de escolar, como por exemplo:
a proibição do uso do boné;
·
Domine o conteúdo a ser ministrado aos alunos;
·
O bullying é inaceitável;
·
Procure estimular nos alunos para que assumam os
seus erros, ao invés de delação por meio de outros alunos. Delatar o colega
no que fez de errado não é errado, mas também não cria senso de
responsabilidade no aluno que errou. É claro que as consequências podem até
promover consciência de responsabilidade, no entanto, quando o aluno assume o
seu próprio erro, é mais nobre e tem maior condição de promover
amadurecimento no mesmo etc.
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Referências
Prevenir e lidar com a indisciplina em sala de aula
- Encontros com professores. http://acon
versacompais.blogspot.com.br/2012/04/prevenir-e-lidar-com-indisciplina-em.html.
Acesso em: 10/03/2016.