terça-feira, 15 de março de 2022

Novo Ensino Médio

 


Esta reforma torna o Ensino Médio mais prazeroso para os alunos.

Fica a cargo das redes e instituições de ensino definir qual configuração se aplica melhor à realidade de sua comunidade escolar.

A principal vantagem  trazida neste ensino médio é a flexibilidade das matérias em que  ao invés dos estudantes serem bombardeados por 13 disciplinas ao longo dos três anos, passaram a ser divididas em áreas que permitirá  ao estudante ficarem menos pesadas as mesmas.

Será  por área do conhecimento. A formação escolar no Novo Ensino Médio será redesenhada e dividida entre disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos. A diferença é que a primeira será comum a todos os estudantes e a segunda parte deverá ser ofertada pela escola e poderão ser escolhidas.

DISCIPLINAS

As disciplinas do Ensino Médio não serão abordadas individualmente, como acontece no modelo antigo. Elas estão organizadas em quatro áreas do conhecimento no novo modelo, assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A nova organização não exclui nenhuma disciplina do Ensino Médio. O que muda é a frequência de cada uma na grade curricular, dependendo dos itinerários formativos que os estudantes escolherem.

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Apenas duas disciplinas serão obrigatórias nos três anos do Ensino Médio: Matemática e Língua Portuguesa.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Os itinerários formativos são a principal novidade do Novo Ensino Médio. Além de estudar as quatro áreas do conhecimento no ano letivo, o aluno pode optar por fazer um itinerário formativo de acordo com a sua vontade e seu projeto de vida.

O itinerário formativo é uma unidade curricular que possibilita ao aluno aprofundar seus conhecimentos em uma área do conhecimento, uma formação técnica ou profissional.

Os itinerários poderão seguir um dos modelos abaixo:

Modelo A: O estudante opta por um itinerário com conteúdos pré-definidos pela escola ou rede.

Modelo B: O aluno faz duas escolhas: a da trilha com componentes mais pré-definidos e, durante este percurso, o aluno escolhe algumas unidades eletivas. 

Modelo C: Chamado de trajetória livre, o aluno escolhe um itinerário e também vai escolher as unidades curriculares que irão compor o itinerário.

CARGA HORÁRIA

A carga horária do Ensino Médio passará de 800 para 1.000 horas anuais, mas serão pelo menos 3.000 horas para os três últimos anos da Educação Básica. O ano letivo deve durar 200 dias.

Para cumprir a carga horária total, os estudantes do Ensino Médio terão que dedicar mais horas ao ensino escolar. A partir de 2022, as 4 horas passam para o mínimo 5 horas diárias.

Estima-se que as áreas do conhecimento devam ocupar 60% do tempo previsto para a grade do Ensino Médio. Na soma dos três anos, esse tempo não pode ultrapassar o limite de 1.800 horas. Para os itinerários formativos, a carga horária deve ocupar os 40% restante do tempo, totalizando o limite de 1.200 horas.

PROJETO DE VIDA

Lei 3.415, que deu origem ao Novo Ensino Médio, destaca, no Art. 3°, a necessidade de as escolas adotarem o projeto de vida nos três últimos anos da Educação Básica. Esse é um componente interdisciplinar que serve para ajudar os jovens a entenderem seus interesses pessoais, sociais e profissionais.

EDUCAÇÃO À DISTANCIA

A Reforma do Ensino Médio também abre para as instituições de ensino a possibilidade de ofertar parte da carga horária no formato à distância. Esta porcentagem pode ser de até:

        20% no Ensino Médio diurno.

        30% no Ensino Médio noturno.

        80% na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 Este texto não é de minha autoria. Eu fiz uma montagem de vários sites. Os dois principais estão nos links a seguir:

https://sae.digital/reforma-do-ensino-medio/

https://blog.lyceum.com.br/novo-ensino-medio-2022/