terça-feira, 15 de novembro de 2011

A FAMILIA NORMAL

MT. 1:18-25

Introdução:

Muitas vezes pensamos que a nossa família é anormal; pois não é perfeita. Sentimos inferior pensando que a família do outro é melhor do que a nossa. Entramos na ilusão do mito da grama mais verde, quer dizer, tudo do vizinho é melhor. A família paradigma para nós é a família de Jesus. Uma família normal, que vivia uma vida normal, isto que dizer: tinham problemas como qualquer outra família.

I-A FAMÍLIA DE JESUS FOI FORMADA EM MEIO A ANGUSTIAS, TEMORES, DUVIDAS., INCERTEZAS



1- Suspeita de infidelidade da esposa Mt. 1:18-25

De repente Maria aparece grávida. Perguntas são feitas: Como aconteceu? Quando foi? Com quem foi? Qual a atitude a ser tomada? José e Maria já estavam noivos. Este noivado só poderia ser rompido através de carta de divorcio e com testemunhas. A infidelidade levaria a Maria a perder a sua honra e até a vida. A punição para o adultério era a morte por apedrejamento. Maria estava debaixo de pressão e com muita preocupação apesar de Deus está no controle. José era um homem honrado, mas como qualquer homem não aceita a traição. Se hoje os homens não aceitam e às vezes tem até atitudes violenta, imagine só naquele tempo onde as coisas eram bem diferentes. O que você faria se a sua noiva aparecesse grávida e não fosse seu filho a nascer? O que José fez? José intencionou desmanchar o contrato de casamento em ocultou, sem a presença de testemunhas, para não difamar e nem prejudicar Maria. Desta forma, também, iria se livrar de ser visto como o homem traído. Era muito perigosa, desonrosa, humilhante e destrutiva a situação para José e Maria. Aqui começa uma família normal...

2- Perseguição política (Herodes) Mt. 2:16

3- Mal Jesus nasceu e a perseguição começou. José, Maria e Jesus estão em perigo de vida. Com certeza Herodes não iria matar somente a Jesus, o pai e a mãe iria no pacote da crueldade e da morte. Os homens que lutam por poder, amam o poder mais do que a vida. A política tem a sua utilidade e salubridade. Mas aqui está uma situação longe da justiça. O Rei Herodes esqueceu que o seu poder vem é de Deus. O poder é de Deus e ninguém pode determinar o que Deus vai ou não vai fazer. Jesus iria nascer. O Rei dos Reis iria nascer e não haveria perseguição política capaz de vencê-lo. A família normal tem que encarar as perseguições.



4- Preocupações financeiras (Mateus 13:55; Mt. 2:11).

José era carpinteiro. Era um profissional. Não era rico, não era pobre e nem andava na miséria. Era um cidadão normal. No entanto diante varias viagens que iriam fazer precisavam de muito mais dinheiro(recursos) do que costumavam ter. No decorrer da infância de Jesus, eles viajaram entre Jerusalém e Belém, Belém e Egito, Egito e Nazaré da Galiléia Imagine a distancia, o tempo de viagem, a alimentação, as pessoas que seriam necessárias para fazer longas viagens. O custo seria altíssimo. Eles teriam dificuldade financeira. A família normal encara as dificuldades financeiras.

II-NA VIDA DO DIA A DIA, A FAMÍLIA DE JESUS TEVE.

PROBLEMAS

1-Problemas inesperados Lc. 2:39-52

Jesus com 12 anos de idade foi esquecido pela família em Jerusalém. Se Jesus foi esquecido, também, ele deveria está mais próximo da sua família. Porém, era costume esta liberdade dos filhos e dos pais, ficarem a vontade. Os familiares eram muitos e eles estavam em Jerusalém para festejarem. Ao saírem de Jerusalém só sentiram a falta de Jesus um dia depois. José e Maria ficaram desesperados e quem sabe até sentiram-se culpados como qualquer ser humano. Com certeza Jesus estava usando da liberdade recebida. José e Maria passaram por este problema inesperado: tinha perdido o filho, A onde estaria o menino Jesus? A família norma encara problemas inesperados.

2-Conflito de papeis João 2:1-12.

Jesus, os discípulos e Maria estavam na festa das bodas de um amigo.Um fato ocorre: o vinho acaba. O conflito entre mãe e filho acontece. Maria disse: ”Não tem vinho”. Jesus responde: “Mulher, o que eu tenho contigo? Ainda não é chegada a minha hora”.Por que esta resposta tão dura? Alguma coisa aconteceu! Houve um conflito de papeis. Provavelmente José estava morto. Jesus como primogênito(João 7:3) assumia a liderança da família. Maria como mãe tinha a honra de mãe, mas não de líder da família. A liderança era de Jesus, o primogênito. Jesus tinha a liderança, mas, Maria fala de maneira que parece que ela quer comandar a situação. Parecia que Jesus não passava de um menino. Ele tinha crescido. O seu papel mudou. Ele é o líder da família e o líder dos discípulos que o acompanhava. Então, Jesus assume a sua posição e numa pequena frase diz muito com muito pouco. Primeiro que fique

claro: Eu sou o líder da família e o líder dos discípulos. E sou eu que determino o momento da minha ação nesta festa, sou eu o senhor da situação. Tenho consciência e tenho o momento para agir. Segundo sabe o que fazer e como fazer. Neste momento firmarei a minha autoridade como profeta e messias perante os discípulos. As palavras precisam mostrar quem é quem, pois na vida as coisas só funcionam quando cada um faz o seu papel e cada um respeita o papel do outro.

3-Jesus passou por um momento muito desagradável: Os irmãos de Jesus não acreditavam nele João 7:1-9; Mc. 3:21; 31-35.

É duro de quem mais esperamos o apoio, a ajuda e o credito, é, justamente, quem mais nos desampara. Jesus sentiu o que é não ter a família ao seu lado.Os seus irmãos não acreditavam nele e até ironizava. Segundo o texto do evangelho de São Marcos 3:21, os seus familiares acreditavam, num determinado momento, que Jesus estava fora de si (desequilibro mental ou emocional). Ele era muito mais do que um homem, mas o convívio com os familiares não os deixava ver o real valor de Jesus. Dura coisa é não ter os familiares ao nosso lado. Esta era a família normal.

III-A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS COMEÇA COM O RESPEITO A INTEGRIDADE PESSOAL E A CADEIA DE AUTORIDADE

1- O anjo falou primeiro a Maria, porque ela que iria dar luz e que inicialmente iria enfrentar o risco. Não se deve inventar e pôr responsabilidade sobre uma pessoa da família, na qual ela seja o ultima a ficar sabendo, sendo que ela pagará custo de tal responsabilidade.

2- Depois que José soube da situação, recebeu e aceitou a revelação; tudo foi feito através dele. Todo cuidado, as decisões das viagens e a direção da família vieram de José. Quando José aceitou os desafios e responsabilidade, ele passou a ter outros sonhos que guiava a família e dava o livramento da destruição. José soube amar, souber esperar e soube confiar.A muitos que acreditam em denuncias mais do que na pessoa que convive. José foi prudente e protetor. No momento certo ele percebeu que Deus cuida da família: DEUS É FIEL.

V.20-25; Egito 2; 13, Israel –19-20: Nazaré 22-23

3- Jesus começou a sofrer perseguição antes do seu nascimento. Mas ele venceu. E venceu porque Deus estava no controle. Não importa o poder do homem. Busquemos a Deus. Deus irá nos orientar. Ele dará o escape como deu a Jose, Maria e Jesus. Precisamos saber que não

importa a perseguição a nossa família esteja passando, se colocarmos Deus como centro, ele nos dará a vitória. Dependa de Deus.

3- A família de Jesus passou por uma fase difícil e séria na área financeira, pois havia a necessidade da fuga, que custava caro, a

necessidade da alimentação, vestes, moradia,etc.Tudo isto era urgente. Só um milagre. E o milagre veio: ouro,incenso e mirra. Provavelmente, eles passaram muito tempo com estes recursos. Souberam administrar os recursos. A solução do problema sempre passa pela nossa participação em saber administrar os recursos que recebemos e também pela providencia de Deus. A Bíblia diz: “...esta é a vitória daqueles que vencem o mundo, a nossa fé.” Exerça a sua fé com ousadia e prudência. Creia na providencia de Deus e crise financeira passará.

IV- É ÓBVIA A SOLUÇAO PARA OS PROBLEMAS DO COTIDIANO

1-Para Problemas inesperados soluções esperadas

A família de Jesus não ficou parada, foi a luta e não deixou ser abatida. O menino Jesus tinha desaparecido, mas eles estavam ali para procurar. Nada de desespero. Nada de buscar um culpado. Vamos resolver o problema, pois no final, Jesus disse: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios do meu pai?’ É óbvio que Deus sabe do seu problema. Assim como sabia do problema de Jose e Maria, só que eles não sabiam que para Jesus não era um problema: ele estava tratando dos negócios do Pai. Ele estava no lugar seguro e com saúde. A preocupação e o desgaste maior procedem de que José e Maria não pensava como Jesus. Eles não tinham a mesma visão da vida que tinha Jesus. Meu amigo, no dia a dia, em meio aos problemas do dia a dia, pense como Jesus: “cuide dos negócios do Pai” e você verá que encontrará todos os dias o seu menino que houvera perdido.

2- Maria encontra Jesus em Jerusalém e o chama atenção. O conflito de papeis é instalado. Os papeis se confundem. Mas Jesus solucionou o problema com a palavra certa e a atitude correta. Ele mostra com palavras e com o milagre da transformação da água em vinho. Maria foi escolhida para trazer o salvador a este mundo, mas ela não salva. Maria criou Jesus, mas ele sempre esteve acima de toda a situação. Jesus respeitava a autoridade de Jose e Maria como pais, porque eles foram escolhidos para este papel. Agora, José e Maria cumpriram a missão de criarem a Jesus. Jesus era adulto e estava iniciando o seu ministério, além de estar com a liderança da família, já que Jose tinha falecido.Jesus tinha que se impor caso contraria a vida de muitas pessoas seriam atingidas. Quantas famílias são destruídas, devido a falta de responsabilidade em assumir o papel correto na vida? O pai que não é pai, a mãe que não é mãe, o filho que filho, o esposo que não é esposo, etc. Tudo tem conseqüência. Assumir o papel correto tem um custo. Sigamos o exemplo de Jesus. Ele assumiu a posição de líder da família, de messias e de salvador.

3-Jesus estava começando o seu ministério com a desconfiança dos seus familiares. Não tinham apoio moral e nem material. Era desprezado dentro da própria família. Mas Jesus perseverou e não desistiu da vontade do Pai para sua vida. Ele venceu o mundo, venceu o pecado, venceu a morte. Ele ressuscitou, fundou a igreja e por meio dele e para ele são todas as coisas. Quem nele crê não será confundido. Quem acreditar na vontade santa de Deus para sua vida como Jesus acreditou vai ver a vitória. A dor estará no passado e a alegria chegará. Em João 19:25, vemos que junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria,mulher de Clopas, e Maria Madalena. Em Atos dos apóstolos 1:14 vemos que os irmãos de Jesus, sua mãe e outros pertenciam a Igreja e que todos perseveravam unanimemente em oração e súplicas. A epistola de Judas foi escrita provavelmente pelo irmão de Jesus chamado Judas.

Conclusão

Na vida sempre teremos problemas. Na família sempre ocorrerão problemas. Se até Jesus teve problemas com os familiares que não o compreendiam, imaginemos nós!... Mas precisamos confiar em Jesus Cristo. Ele venceu. Você vencerá. Jesus disse: “no mundo tereis aflições tendes bom ânimo”e ainda mais, “eu vos dou a paz, não como o mundo a dá..’’. Coloque a sua família nas mãos de Deus.



AUTOR: PR. MARCIO GIL DE ALMEIDA