sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Cristão chinês é solto da prisão

15 ago 2014China

  O advogado de direitos humanos Gao Zhisheng foi libertado no dia 7 de agosto e agora está morando com seu irmão. As orações por ele deram fruto!

Em julho, autoridades da prisão Shaya, onde Gao estava preso, informou ao seu irmão que ele seria libertado em 7 de agosto, mas não deu maiores informações. Relatos nas mídias sociais sugerem que Gao foi solto e seu irmão foi buscá-lo. No entanto, não está claro se existem condições para a sua soltura e se ele sofrerá futuras restrições à sua liberdade.

Gao Zhisheng é um proeminente advogado cristão de direitos humanos, conhecido por seu trabalho em defesa de cristãos e outros grupos sociais perseguidos. Como resultado, o governo fechou seu escritório de advocacia e revogou sua licença.

Em agosto de 2006, Gao foi detido ilegalmente pela polícia e, em 22 de dezembro do mesmo ano, foi sentenciado a três anos de prisão com um período condicional de cinco anos, sob a acusação de “incitar a subversão ao poder do Estado”. Durante sua condicional, ele foi raptado seis vezes e sofreu severas torturas.

Em abril de 2010, Gao desapareceu novamente enquanto visitava parentes em Xinjiang. Em 16 de dezembro de 2011, a agência de notícias chinesa Xinhua relatou que Gao tinha violado os termos de sua condicional e retornara à prisão para mais três anos.

Apesar de várias solicitações de visita de seu irmão, os parentes de Gao só tiveram acesso a ele duas vezes em três anos, em março de 2012 e janeiro de 2013. Sua esposa, Geng He, tem asilo nos EUA, onde vive com os dois filhos do casal.

FonteCSW
TraduçãoJorge Alberto – ANAJURE
Copiado do site Portas Abertas