quinta-feira, 16 de junho de 2016

O Artigo (Gramática em Fábula)



O meu nome é Artigo.  Eu estou quase sempre presente no texto.  Sou muito importante e sou um grande amigo do Substantivo (nome). Quando o Substantivo quer ser reconhecido como especial, específico, está em destaque, ou seja, definido. Eu, O Artigo, vou ao encontro de parte dos membros do meu grupo, ou seja, um dos meus irmãos ou uma das minhas irmãs, mais poderosos (as), os quais são: a, as, o, os. Neste encontro conversamos e escolhemos um artigo definido mais adequado à situação.

Certa vez, o Substantivo “estrela” queria ser especial, específico, um destaque e para isso precisava da ajuda de um artigo para ser definido conforme o seu desejo. Então, o Artigo designou para a palavra “estrela” a irmã, artigo definido “a”. Desta forma, o Substantivo “estrela” ganhou o poder de ser especial, específico, ficou a “Estrela”.  Este substantivo, então, ficou tão entusiasmado que chamou o ‘a” de o "Poderoso Artigo Definido".


Passado muito tempo, o Substantivo, a “Estrela”, cansou de ser diferenciado das demais, não queria ser mais especial, ou seja, não queria estar especificado (definido). Agora, este Substantivo, queria ser comum, misturado com os demais substantivos comuns, queria ser do povão, queria estar igualado, aos outros substantivos “estrelas”, de forma que seria  visto no mesmo  grupo como os demais. Assim, recorreu ao Artigo, novamente.  O Artigo disse o seguinte:

- O Substantivo  a “Estrela” não sabe o que quer da vida.
-Mas, eu não tenho o direito de mudar de opinião? Peço a sua compreensão, amigo Artigo. Retrucou o Substantivo.

Foi com muita relutância o Artigo resolveu ajudar mais uma vez.

Passado alguns dias, o Artigo foi ao encontro dos artigos indefinidos (um, uma, uns e umas), contou-lhes a estória e eles resolveram ajudar. O artigo indefinido “uma” foi convocado para esta missão. E assim foi... O Substantivo a “Estrela” virou uma “estrela”. Como ocorrera antes, “uma”,  foi chamado pelo  Substantivo uma “estrela” de Poderoso Artigo Indefinido.

Depois de muito tempo e muito trabalho,os Poderosos Artigos Definidos e Indefinidos descobriram mais um grande poder. Eles descobriram o poder de transformar palavras de qualquer classe em substantivo, ou seja, o poder de Substantivar. Aí o Artigo resolveu nos dizer algo:

- Viram o aconteceu com o Adjetivo “belo”? Viram? Se não viram... Vou lhes dizer agora: Ele foi substantivado, virou  o “Belo”.

Para finalizar esta estória, não posso ocultar a mensagem deixada pelos artigos para nós:


“Nós somos poucos, nós somos pequenos, mas somos PODEROSOS...”
Autor: Marcio Gil de Almeida