quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Existe pastor ungido na Bíblia?


Por Pr. Marcio Gil de Almeida

Já ouvi muitos pastores se proclamarem ungidos. Uns fazem isso por prazer em ser pastor e outros o fazem para se imporem diante da congregação com grau de imposição de santidade e de autoridade. Querem demonstrar que por serem ungidos não devem ser questionados a cerca dos seus pecados ou projetos fracassados. Estes não aceitam questionamentos e nem que alguém diga, que o caminho determinado por eles, não dará certo.

Existe pastor ungido na Bíblia? Quero responder da seguinte formar:

1º Pastor é ministério para o crescimento do Corpo de Cristo. Está claro ser pastor é uma questão de ministério, um chamado e vocação de Deus para o serviço santo. Veja o texto: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Efésio 4:11-13.)

2ª No Antigo Testamento não existe pastor, existe sacerdote e os dois não são a mesma coisa. Apesar de certa funções do ministério sacerdotal da antiga aliança estarem no ministério pastoral neotestamentário, os dois são diferentes. O sacerdote era ungido.

3ª No Novo Testamento surge o ministério pastoral e ele não é consagrado através da unção e sim da imposição de mãos. Veja o texto: 1 Timóteo
4.14 “
Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.” 2 Timóteo
1.6 “Por
esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.”

A verdade é que os pastores atuais são ungidos e a igreja atual tem autoridade para tal decisão. Esta autoridade fica claro em Mateus 18.18-20 “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”

Acredito que o pastor deve servir ao próximo com amor. Deve cumprir as suas funções para o crescimento espiritual da igreja. Aquele pastor que quer ser respeitado e seguido pelo povo, deve lembra da orientação do Apostolo Pedro em ser o exemplo. “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade, nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” (I Pedro 5:2-3)