Teólogo
e Pedagogo
Contribuir na formação de valores, tais como: dedicação aos estudos, disciplina, perspectiva de vida, valorização de si mesmo, sabedoria nas escolhas etc. Existe uma flexibilidade para ampliar ou restringir os objetivos. Inclusive, eles podem ser mudados. Tudo depende como irá ser aplicada.
II - Organização
1
-Quantidade de participantes
01
Coordenador - O professor ou outra pessoa. - Estará liderando toda a
dinâmica.
04
pessoas para participar da apresentação/dramatização. Estas
pessoas são alunos que devem ser escolhidos e convidados no momento
da apresentação.
2-
Posição dos alunos
Os
quatros alunos participantes devem ficar dispostos paralelamente em
relação a eles mesmos, ombro a ombro. Em relação aos demais
alunos, eles estarão na transversal. Isto quer dizer eles serão
vistos pelos outros alunos, não de frente, mas pela lateral. Ao terminar os passos a serem dados, os alunos devem estar bem próximos do Coordenador da dinâmica.
3- Nomes dos alunos
Mude os nomes dos alunos.
Escolha nomes que dificilmente serão encontrados naquela sala de
aula. Aqui darei os nomes de Barnabé, Sócrates, Delvina e Belina.
II-
Narração
A narração será realizada em
seis fases. Quando os alunos estiverem em suas posições,
cada passo representa uma fase da narração, assim como, o ponto de
partida. Lembre-se você pode adaptar a fala...Vejamos a narração:
Parados
Todos estão em suas posições
para o primeiro passo. Mas, ainda estão parados e são nomeados
como Barnabé, Sócrates, Delvina e Belina. O Coordenador se dirige
a todos os presentes e começa a sua fala: Olhem para Barnabé,
Sócrates, Delvina e Belina. Todos eles estão na mesma faixa etária,
moram na mesma rua, são vizinhos, possuem a mesma qualidade de vida,
têm famílias normais que passam por momentos de alegrias e de
lutas, estudam na mesma escola, na mesma sala de aula, segundo ano
do ensino fundamental e têm os mesmo professores. Todos eles têm as
mesmas oportunidades e todos eles exercem o seu poder de escolha.
Mas, a vida não é parada, ela é dinâmica. Todos precisam de
sabedoria para vivê-la.
Primeiro
Passo
Barnabé, Sócrates, Delvina e
Belina estão no segundo ano do Ensino Fundamental.
Tudo é novidade e eles estão entusiasmados. Estão se adaptando ao
ritmo escolar. Os problemas com eles eram poucos, uma breve
orientação e tudo estava resolvido. Dos quatros foi Sócrates quem
foi servido pelo orientador.
Segundo
Passo
Barnabé, Sócrates, Delvina e
Belina alcançaram o quinto ano do Ensino Fundamental.
Barnabé e Belina eram bem
comportados na sala de aula. Prestavam atenção, faziam as
atividades na sala de aula e em suas casas. Obedeciam os pais e
buscavam a Deus em suas vidas. Eles praticavam esportes. Estudavam
muito e por este motivo eram zombados por outros alunos.
Sócrates piorou. Não ia bem na
escola e os seus pais já não sabiam mais o que fazer. Os
orientadores encaminhou o Sócrates para o Conselho Tutelar, que este o encaminhou para o psicólogo para tratar do seu comportamento
violento com os colegas.
Infelizmente, Delvina não era
mais a mesma menina. Estava relaxada com os estudos, não obedecia aos
pais e andavam com muitas amizades suspeitas. Até brigar na escola
já tinha feito e tinha sido encaminhado para o Conselho Tutela e de
lá para o psicólogo.
Terceiro
Passo
Barnabé e Belina
chegaram ao nono ano do ensino fundamental. Barnabé e
Belina continuam no mesmo comportamento e avançam para o
sonho deles. Belina queria ser médica e o Barnabé
advogado.
Sócrates e Delvina
pioraram. Sócrates tinham muitas faltas na escola, péssimas
notas e estava envolvido com o crime. No final do ano recebeu a
noticia que estava reprovado. Os pais de Sócrates viviam tristes e
revoltado pela situação, o filho só dava trabalho ao invés de
alegria. Delvina teve de desistir pois não atendia conselho
de ninguém, arrumou vário namoros e ficou gravida. Com a gravidez
não teve como continuar os estudos naquele ano. Não era uma boa
mãe. Arrumou piores amizades das que já tinha e se envolveu com o
crime.
Quarto
Passo
Barnabé e Belina
chegaram ao terceiro ano do Ensino Médio. Enquanto
que Sócrates estava no segundo ano do Ensino Médio..
Barnabé, Belina e Sócrates tiveram uma péssima notícia., a
Delvina estava na casa do namorado que era traficante, a
polícia chegou para prendê-lo, houve resistência, tiroteio e ambos
morreram. A ordem de prisão era só para o namorado, mas houve o
tiroteio e a Delvina foi atingida. E para piorar, já chegando
o final do ano, o Sócrates foi preso e perdeu o ano novamente.
Quinto
Passo
A vida continua, já
tinha transcorrido sete anos. O Sócrates estava no
hospital, pois tinha fugido do presídio e teve um tiroteio com
outros bandidos. Sobreviveu, mas foi ao hospital para se tratar e lá foi
preso novamente como fugitivo de alta periculosidade. No Hospital
Cristo Redentor, o Sócrates foi atendido pela Drª Belina,
ex-colega dele. Lembre-se, quando criança e adolescente, A Drª
Belina, estudava muito e era muito gozada pelos colegas. O Sócrates
teve outro encontro surpreendente... Ao chegar no Tribunal de Justiça para ser julgado
pelos seus crimes, quem o julgou e determinou a sua pena, foi o Exmo.
Sr. Dr. Barnabé, Juiz da Vara Crime da Comarca de Itapetinga,
ex-colega dele.
III
– Aplicação
Qual a diferença?
Por que destinos tão diferentes? A resposta está nas escolhas feitas por cada um. A resposta está na atitude de cada um. Caros
aluno e amigos, quais têm sido suas escolhas e atitudes?
Fonte: www.marciogil.com
Fonte: www.marciogil.com
Outras Dinâmicas