segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aprovação do PNE foi destaque do semestre no Congresso


Aprovação do PNE foi destaque do semestre no Congresso

No balanço do semestre no Congresso Nacional, divulgado nesta segunda-feira (28/7) pelo jornal O Globo, o Plano Nacional de Educação (PNE), relatado pelo senador Alvaro Dias (PSDB/PR), aparece como uma das principais propostas aprovadas pelos parlamentares em 2014. O PNE, já sancionado pela presidente da República, recuperou partes do substitutivo do senador Alvaro Dias que haviam sido derrubados pelo governo no plenário do Senado. Um dos itens retomados se refere à meta 4, que trata da educação especial. A nova lei manteve o texto proposto pelo senador Alvaro Dias na Comissão de Educação, que preservou as APAES, contemplando tanto a inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino, quanto o atendimento educacional especializado.
A nova Lei, que define metas para o ensino no País nos próximos 10 anos, também manteve as metas propostas por Alvaro Dias que propõem percentuais de expansão de matrículas para a educação profissional e superior no segmento público, bem como estratégias relativas ao Custo-Aluno-Qualidade (CAQ).
Na relatoria do PNE, Alvaro Dias realizou 7 audiências públicas com 35 representantes de todos os setores da educação e propôs mais de 100 alterações ao texto, inclusive a responsabilização dos gestores que não cumprissem as metas, mas esse item foi vetado pelo governo.



Sen. Alvoro Dias