sábado, 21 de janeiro de 2017

Corrupção: Um Câncer na Sociedade Brasileira

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo


Antes de mostrar o terror da corrupção na sociedade brasileira, fiz uma pequena pesquisa sobre a palavra "corrupção" e encontrei o seguinte:

1- No site Etmologista, traz o seguinte texto: Em uma de suas deliciosas crônicas, publicadas no jornal Estadão, o genial Luis Fernando Veríssimo, trata da origem etimológica da palavra corrupção. Segundo o nosso autor: "Corrupção vem do latim "rumpere" ou romperquebrar"Corrumpere" quer dizer quebrar completamente, inclusive moralmente, o que significa que quem foi corrompido não tem mais conserto, não importa o que diga a sua assessoria de Imprensa. O mais inquietante, no entanto, é que da mesma origem latina vem a palavra "rota", através de "ruptura", que virou "rupta" no latim vulgar, um caminho aberto ou batido, e que está na origem do francês "route", de "rota" e de "rotina". Quer dizer, há poucas esperanças da corrupção deixar de ser uma rotina no Brasil: até a etimologia está contra nós.

2- No Ciber Dúvidas, , traz a seguinte resposta ao mesmo questionamento: substantivo feminino corrupção deriva do latim corruptĭo, com o sentido de «deterioração», «acto, processo ou efeito de corromper». De acordo com as fontes consultadas — Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa

3- No site Origem das Palavras diz o seguinte: Para encerrar, uma palavra que é de todos conhecida: corrupção, de corrumpere, “destruir, estragar”, de com-, intensificativo, mais rumpere“quebrar, partir, arrebentar”. Este substantivo representa tudo o que pode ser feito de mau por poucos para quebrar a esperança e o futuro de muitos.

4- No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, define corrupção como depravação, suborno, alteração e sedução.

Apesar de ser muito interessante e enriquecedor,  ter estas informações, não promoverá alegria em nosso coração sob este contexto que estarei  mostrando. E ser corrupto é tão fácil que podemos chegar ao cúmulo de não saber quando está acontecendo e tão presente que se não houver nenhum tipo de tolerância, teremos de mudar do país. A corrupção pode estar em todos lugares e isto não a torna correto. A corrupção sempre é errada.

Vamos ter em mente os significados da palavra corrupção e notaremos que quando olhamos  para o nosso computador pode ser que tenhamos um Windows pirata. Isto é uma ruptura e uma destruição com o direito do outro, é obter um bem sem dar o direito do outro.  A corrupção  não está somente nos órgãos públicos e não é apenas os funcionários públicos que praticam a corrupção. A corrupção não tem preconceito, ela ama a quem não segue regras da Lei.


A corrupção não ocorre apenas quando envolve dinheiro, mas principalmente a perda dos valores. Se há pessoas sendo corrompidas é porque abandonaram os valores ou porque fraquejaram. E não é porque possam fraquejar que se tornaram justificados. Estão errados do mesmo modo.

 A corrupção causa em nós uma decepção ou uma frustração de que jamais poderia estar em certos lugares ou instituições. Imagine lugares que deveríamos aprender a ética com pessoas que são referências ou até daqueles que deveria demonstrar respeito a instituição etc? Imaginaram? Pois bem, poderia ocorrer numa escola ou numa  igreja?  A resposta é sim. Infelizmente, sim! Lamentavelmente, sim! Vou dar exemplo de corrupção que podem acontecer ou que aconteceram em escolas e igrejas:  Os professores dão atestados médicos que não condizem com a realidade de saúde. A merenda da escola some e pode ser por vários motivos. Há uns 20 anos anos, uma ex-funcionária, de uma escola pública, contou-me que a diretora da escola pegava os produtos de limpeza e levava pra sua casa. Esta diretora  levava produtos de limpezas, será que não poderiam existir aquelas que levariam alimentos? Esta funcionária pública já faleceu e ela, também, me contou que quando chegou a ser diretora, não aceitava que as merendeiras levassem alimentos da merenda escolar. Ela avisou a todas merendeiras, mas quando uma delas saiu da escola, uma outra merendeira, falou assim para ela: "Fulana, a senhora foi muita boa com beltrana que fora embora". Então, a diretora não entendendo, perguntou: "O que você quer dizer?"  E ela respondeu: "Beltrana sempre levava merenda da escola". A diretora tinha proibido. E então perguntou: "Como ela fazia para levar os alimentos ocultamente?" É simples diretora: "Na hora do intervalo, vinha a filha de Beltrana e levava numa sacola". Como se não bastasse os professores e merendeiras, também, há os alunos corruptos. Alunos que colam, estão furtando um mérito que não lhes pertencem. Alunos que furtam o direito do outro aluno em sentar numa cadeira digna, pois os mesmos quebram o que é público. Tudo isto é corrupção. Também, há líderes religiosos que são corruptos, tais como certo pastor que furtou, sorrateiramente, parte da oferta que iria para o missionário. Ou, quando outro pastor levou a sua igreja a votar em alguém porque  fulano de tal doou  o material de construção do templo. Também, já aconteceu de uma pastor em Minas Gerais ter vendido o templo, sem autorização da igreja, e os irmãos ao chegarem no templo não puderam entrar.

Corrupção é tão grave que o prejuízo anual pode chegar a R$ 85 bilhões. Muitas administrações de prefeituras, governos estaduais e até federal, há corrupção. Hoje estamos no pior momento da história do poder público federal. Eu nunca me senti tão furtado como neste governo atual. A corrupção é uma praga que destrói nossa nação por todos os lados... Também, faço questão de lembrar, que para um político ser corrupto, não precisa pegar em dinheiro ilegal, basta vender a consciência por favores e não fazer a sua obrigação de fiscalizar, só porque está no grupo do prefeito, do governador ou da presidente. É claro, que tem aqueles não fiscalizam por são incompetência. A falta de fiscalização tem levado a um prejuízo que nos tiram o direito de serviço de saúde, educação e segurança de qualidade. A roubalheira tem matado milhões de pessoas.

Eu poderia escrever sobre a corrupção  no setor dos médicos, policiais e de agentes da justiça e não ter fim. Notícias na TV, na internet e nas emissoras de rádios que não faltam. Mas, finalizarei aqui com a seguinte observação:

A corrupção, senhores, é mortal. Não seja amiga dela, ela ainda vai te matar. 
Corrupção é um câncer que mata a todos.


14/09/14