sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O BRASIL DOS MANIPULADOS

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Segundo a Enciclopédia Wikipedia. “A palavra manipulação está associada a controlar diretamente ou indiretamente um objeto, regra, animal ou pessoa para atuar de uma determinada forma de acordo com os desejos do agente manipulador”. No dicionário Online Priberam, define manipulação como “Mexer ou fazer funcionar com a mãos. = manejar, manusear”

Certa vez alguém disse: “A Direção negou a oportunidade de falar sobre o assunto no programa da rádio.” Esta frase aparentemente está clara, mas o contexto dela e o desenrolar dos acontecimentos mostraram manipulação. Quem disse a frase, falou como se ele não fosse o diretor da rádio e quem ouviu não sabia que ele era o diretor. Na realidade, a opinião do queixante era OPOSTA ao dono do programa e isto oferecia riscos de prejuízos políticos e comerciais. Então se formulou uma frase para confundir, distrair e levar a conclusão desejada. Esta é a operação antidemocracia e do egoísmo. Não importa a verdade, o que importa é o interesse próprio e dos patrocinadores políticos.





A manipulação entre pessoas vem por meio de palavras sutis. Existem aqueles que criam alternativas para manipular, para fazer funcionar conforme a ideologia desejada. Dilma Rousseff, então candidata à presidência, manipulou os eleitores. Exemplo desta manipulação: A questão do aborto. Na época das eleições para presidente, no 2º turno, o Padre Paulo Ricardo, disse em vídeo, que o PT estava acusando os “bispos, pastores e sacerdotes de estarem promovendo uma campanha difamatória contra a sua candidata, no entanto, no vocabulário do PT, fato, verdade incomoda é uma difamação...” Dilma disse numa certa entrevista que “achava que tem de haver a descriminalização do aborto. Hoje no Brasil isso é um absurdo que não haja a descriminalização”. Tem vídeos na internet e não se pode negar. Então, o que foi feito? A estratégica era manipular para fazer as pessoas pensarem que ela não negava a sua ideologia e nem aprovava. É como se nunca tivesse emitido opinião sobre o assunto.  Aí passaram a afirmarem o seguinte: “O aborto é uma questão de saúde”. No governo de Lula-PT, segundo o Pe. Paulo Ricardo, já tinha no congresso para ser votado um Projeto de Lei que aprovava e descriminalizava do aborto até o 9º mês de gravidez. A defesa do aborto é uma questão do Partido Trabalhista-PT e Dilma é do PT. Se a pessoa aborta, é clara que a sua saúde é abalada e deve ser cuidada. Vamos cuidar da saúde da cidadã, entretanto, fica subtendida a política da pacificação da aceitação do aborto. Não se faz políticas contra o aborto com campanhas publicitárias. A omissão é arma da descriminalização abortiva. Fizeram acreditar que ela não era a favor da descriminalização. Isto é manipulação. Esta manipulação foi tão grande em que levaram as pessoas a pensarem que Dilma era religiosa e devota. Antes não se via nem fotos e nem vídeos dela numa igreja. De repente, vai ao Templo da Igreja Católica, ajoelha e não sei se rezou, mas que parece, parece... Quem diria! Como dizem há dois tipos de milagres, o primeiro, que é de Deus, que faz milagre de verdade e o segundo, que é o milagre da política, onde até possíveis ateus viram devotos para ganharem votos. Esta é a sabedoria da manipulação: VALE TUDO.

Outra forma de manipulação que ocorreu foi em relação ao PLC 122/2006. Projeto lei que torna crime, na prática, a pessoa acreditar e defender que o homem é exclusivamente para a mulher e a mulher exclusivamente para o homem. A Bíblia não escaparia, pois se tornaria um livro criminoso. Ir contra a doutrina gay, nos pune com multa e prisão de 3 a 5 anos. O projeto era e é do PT. Na época da eleição o PLC 122 foi arquivado. Fez muitos pensarem que mudaram de idéia. Ora isto é uma questão de defesa do partido, bastou a eleição passar que tiraram do arquivo. E hoje estamos passando este aperto e o risco serem transformados em criminosos por causa de uma ideologia do PT e do governo petista da Presidente Dilma. Não se esquecendo daqueles, chamados cristãos, membros de igrejas, pastores e outros, que apoiaram a Dilma e a empurraram na mente de outros cristão menos informados para votarem nela e no PT. Manipularam... Isto é uma vergonha. Contradiz os princípios cristãos e agora estamos ameaçados de sermos presos e transformados em criminosos por causa da nossa fé. Agora, eu quero ver, estes chamados cristãos, que apoiaram na eleição a candidata Dilma, a se manifestarem e mostrarem o que são realmente de verdade.

No Decreto Lei, Plano Nacional dos Direitos Humanos - PNDH 3, que teve a participação de Dilma e a assinatura presidencial de Lula, defende os seguintes como direitos humanos: 1- Invasão de terra sem o direito do verdadeiro proprietário de entrar na justiça para reavê-la, 2- Reconhecimento da prostituição como profissão, 3- Aprovação do aborto como direito das mulheres, posteriormente fizeram uma mudança referente ao aborto, transformando numa “questão de saúde” 4- adoção de crianças por homossexuais, 5- União civil de homossexuais etc. A instalação do PNDH 3 é feita como se fosse o posicionamento da maioria da população. Vem com grande força, quase inquestionável. Pra dizer a verdade aí daquele que questiona. Como pode alguém trabalhar com uma mentalidade que prostituição é algo digno e louvável para a mulher? É uma manipulação para dar um caráter que o governo petista é defensor das minorias. Será que o PT e a Presidente Dilma estão realmente defendendo esta minoria? A maioria das mulheres jamais colocaria como decisão voluntária em ser prostituta. Muitas entram nesta vida de prostituição para não morrer de fome. O governo deveria resgatar estas mulheres, trazendo uma formação profissional digna para sair desta vida humilhante. A Igreja Cristã trabalha com a sua mensagem e consegue tirar muitas mulheres e homens desta humilhação. Mas, o marketing é que são os defensores. Será que não é mais uma manipulação?  Baseado neste Decreto Lei, o governo tem trabalhado na direção do PNDH 3, independente de ter sido aprovado pelo Congresso Nacional. Foi feita uma comissão no Congresso Nacional e esperava-se que a comissão mostra-se a diversidade de pensamento, porém só há gente do lado do governo petista. Esta é a democracia petista. É a manipulação e antidemocracia a favor das ideologias petistas.

 

O próprio povo ou líderes deixam ser manipulados por interesses. Tem emprego e negócios prováveis para si, parentes ou mesmo membros de igrejas que não podem ser “prejudicados”.  Ocorreu em alguns dias atrás que escrevi um artigo intitulado “Cristãos de Itapetinga irão Protestar em Manifesto Pacífico contra a PLC 122 e um famoso blog de notícias o postou. Certo cidadão, provavelmente um líder, pressionou o editor, porque não concordava e queria que artigo fosse tirado, pois se sentia incomodado. O editor não tirou o artigo, mas cedeu um pouco quando atendeu em retirar a palavra “evangélico”. Não fui informado quem era esta pessoa e nem os seus reais interesses. Não critico o dono do blog, pois ele faz o trabalho de blogueiro mais pelo prazer do que por dinheiro. Todavia, critico o indivíduo que falou, pois se ele discordava por que ele não colocou o seu comentário ou fez o seu artigo e assinou como eu assinei? O objetivo é manipular. É característica do manipulador não falar abertamente para não ser criticado. Se a causa dele é tão correta assim, por que ele se esconde à sombra da manipulação oculta? Por que será? Será que vão descobrir que ele não é imparcial ou será que ele é um covarde? Por que será? Eu desafio este cidadão para um debate. Seja macho e vamos ver o que vai acontecer?

 

Para concluir quero afirmar, que manipulação está em todos os lugares. Para superar este mal, temos que ler, pesquisar e raciocinar. O nosso posicionamento não pode ser radicalmente por partidos políticos, deve ser de princípios. Sugiro três princípios que Jesus Cristo nos deixou: o amor, a justiça e a misericórdia. Lembre-se, em tudo precisamos de informação, não podemos ser justos sem uma informação integral.


Postado originalmente em 30/05/11 06:29