terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

CAOS SOCIAL E OS JUSTICEIROS

Teólogo e Pedagogo

Ao assistir uma reportagem no telejornal da Rede Record sobre os justiceiros que punem adolescentes infratores do Rio de Janeiro, no qual entre as várias informações esta ficou em destaque.  Nela um adolescente aparece preso num poste depois de apanhar de várias pessoas. Este adolescente é muito conhecido pela Policia, pois o mesmo é responsável por vários crimes (infrações).

Na reportagem citada, aparece uma senhora dona de um blog e que postou um texto com a foto do menor preso no poste. A postagem mostra o caos social com o caráter de reprovação do justiceiro e em defesa do adolescente criminoso (infrator). A blogueira estava chocada porque a maioria dos comentários era favorável aos justiceiros e de certa forma com razão. Mas, o que poderia levar a sociedade se encontrar neste caos? Quero sugerir alguns pontos de reflexão a seguir:



GRUPOS DE JUSTICEIROS
Os grupos de justiceiros são os revoltados e rebeldes que buscam alternativa de justiça. No entanto, acabam por se tornarem bárbaros e criminosos. A sua ação pode transformar o país num faroeste violento sem lei. Na verdade, só há justiceiros porque não há lei e a revolta se instalar de forma incontrolável.

Acredito que os justiceiros são o grito do desespero, do medo, da tentativa de busca de justiça. Ainda que se utilizando de meios não corretos, não deixa de ser o retrato da angustia do bom cidadão que está desesperado com tanta violência. No Brasil não se pune os bandidos, a justiça não funciona e os governos são corruptos e incompetentes. Quando tudo funciona bem não há justiceiros. A ausência de justiceiros é a presença de lei, justiça e governo. Quando as pessoas sofrem assalto, perdem entes queridos e não há punição, a conseqüência é o caos. Vivemos com medo porque sabemos que os únicos que são punidos são os homens de bem. Não defendo os justiceiros e nem bandidos impunes ou que estão sendo punidos, defendo a justiça.

Violência gera violência porque há uma guerra pela sobrevivência. No dia que os direitos humanos olhar para os homens de bem, quem sabe a coisas podem mudar.

LEIS PARA MENORES INFRATORES

As Leis são elaboradas e divulgadas com uma áurea de justiça e de Direitos Humanos das crianças e adolescentes.  E quem é doido de questionar algo que é supostamente em defesa das crianças e até dos adolescentes? Os grupos desta militância sabem muito bem como calar a boca dos outros. Apesar de ser minoria, não representa o pensamento da maioria da população, estão em todos os setores públicos e são organizados. Boa parte deles são militantes, não passam de reprodutores e não de pensadores. Impõem-se não com argumento lógico que promove consenso com a população, mas com palavras de constrangimento, com a arte da manipulação e com o apoio deste governo lulista/dilmista/petista que trabalha para desconstruir a sociedade visando substituir por valores seculares, ateístas e socialista/comunista.

As leis para os menores infratores não punem e nem corrigem pela sua própria constituição e falta de cumprimento do pouco que presta. Estas leis estão dentro da imagem do legal, mas longe do caráter do que é justo.  Se houvesse o cumprimento do pouco que presta, quem sabe serviria para algo?

As leis de proteção de menores infratores não levam em conta a vida das vítimas.  As vidas das vítimas que os infratores (criminosos) menores de idade tiram vale menos do que de um infrator. Estas leis desequilibradas e unilaterais são um câncer na sociedade.  No entanto, se formos examinar bem, até as leis para os adultos não servem pra nada. A sociedade está refém de bandidos. Estes dias na minha cidade, um adolescente assaltou uma empresa, na mesma hora foi solto e no dia seguinte já estava assaltando de novo. Estamos reféns de bandidos para todo lado...

DIREITOS HUMANOS
Os Direitos Humanos minimiza ou torna vazio a gravidade dos crimes de menores. A vida do adolescente criminoso (infrator) vale mais do que do adolescente vítima. O criminoso é vestido de um tom de inocência e de injustiçado, enquanto a vítima é vestida de insignificância. Eles são instrumento de economia governamental e de destruição social. Apesar de dizerem que não defende o direito ao crime e sim aos direitos humanos, eles se enganam e enganam os seus seguidores. A visão deles é como de um cavalo que tem viseira. Agora tudo isto, estou me referindo ao que é de ruim no chamado “direitos humanos”, mesmo porque tem as partes louváveis.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Boa parte dos meios de comunicação não se interessa em imparcialidade. A questão deles é audiência e pegar um grupo para criticar e ter atenção dos seus ouvintes ou telespectadores. Todos estão dispersos no cominho da procura por um culpado. Na verdade não existe um culpado, ou um grupo culpado e sim vários culpados. Quando tem algum jornalista imparcial e que fala da forma como as coisas são, ele é queimado.

GOVERNO FEDERAL

Atualmente um dos fatores para os municípios não terem dinheiro, está no fato de que a maior parte dele está na mão do governo federal. É necessária uma reforma nas leis que determinam a distribuição do dinheiro dos impostos da União, Estados e municípios.

Não podemos deixar de lado a burocracia que existe para se liberar verbas. Vencer a burocracia é quase que um ato heróico. Muitas vezes o dinheiro está à disposição, mas não é liberado porque barreiras burocrática impedem durante muito tempo. Saber vencer a burocracia é um desafio. O caos social se instala e a burocracia é uma faca cravada no serviço social.

Outra coisa que coopera com o caos social é a corrupção. A corrupção é pior que a burocracia e a incompetência governamental. O dinheiro público some e não é misteriosamente. O dinheiro escoa nas redes da corrupção e ela mata a nação brasileira todos os dias.

O caos social se instala na sociedade brasileira no governo petista e não é a toa que muitos acreditam e falam como de fato não pode ser desprezados, que isto ajuda a se instalar o caos para o surgimento de outra sociedade para um governo ditatorial que caminha este governo socialista/comunista. Anarquia é para destruir democracia e é boa para abrir oportunidades para governos socialista/comunistas.

CONCLUSÃO

TODOS ESTES FATORES E MUITOS OUTROS LEVAM AO SOCIAL.