quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O Sal dos Pastores – Parte II - Visão Ministerial

Teólogo e Pedagogo

Nesta segunda parte estarei dando continuação e se você não leu a parte anterior, toque neste link O Sal dos Pastores - Parte I. Na primeira parte tratamos sobre o exercício de uma liderança com princípios. Iniciei falando sobre liderança e é claro que há muitos temas interligados. Todavia, de forma didática estou separando os assuntos para facilitar o entendimento. Os pastores são importantes e eles precisam que o seu Sal faça algum efeito nas vidas das suas ovelhas e na sociedade. Caso contrário, só servirão para serem pisados pelos homens.  

O Sal dos Pastores na Visão Ministerial

Todo ministro possui uma Visão Ministerial e isto não quer dizer que ele a tenha de forma organizada. Também, não quer dizer que ele saiba dizer exatamente qual seja esta visão e nem tão pouco se o povo sabe ou entende a sua visão. Simplesmente, as coisas são feitas... A Visão Ministerial gera sentido e significado na liderança, ou seja, o Sal ativo que o pastor precisa.

Ao definir  Visão e, em particular, Visão Ministerial, uso a definição de John Haggai, que diz que "visão é a imagem clara do que desejamos" e contextualizo esta da seguinte maneira: Visão Ministerial é a imagem clara que o ministro deseja para sua igreja, sua família e para sua vida. Muitos querem dividir a vida do pastor e o mesmo se torna um escravo do  ministério.  

O entendimento coerente sobre Visão é aquela que traz os traços do estilo pessoal do seu portador, que se adapta ao rebanho e ao seu contexto.  A visão tem que expressar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo de forma integral. Isto quer dizer,  que se deve levar em conta a igreja como coletividade e como seres individuais. Assim como o pastor ao preparar o sermão, não estar o preparando para si e sim para o povo, a sua Visão Ministerial  não é para si e sim para o povo. Ele não lidera para si e sim para o seu rebanho com o objetivo deste servir ao seu Deus.

É na visão que o pastor  irá traçar o estilo das suas mensagens e  liderança. É nela que vamos entender  como deve ser a igreja. Aí vemos o inicio das estratégias e de como a espiritualidade irá se mostrar na vida das pessoas  em seus caracteres  biopsicossocial.

Imagine a sua igreja desenvolvida. Este é o Modelo de igreja que você deseja? É na Visão Ministerial que o pastor irá dizer como deve ser a sua igreja.  Qual a sua visão de igreja?  Seria uma igreja que só trabalha com libertação e não educa? Ou seria uma igreja que prega o Reino de Deus, a salvação em Jesus Cristo, a santificação, a libertação, a vitória sobre os problemas etc.?  E ainda mais, seria uma igreja que teria serviços sociais diversos, segundo a sua condição financeira? E o louvor desta igreja, seria de que tipo? Os cultos como funcionariam? Teria tipos de Cultos? Teria obreiros com formação teológica ou seriam leigos? Quais seriam os métodos de trabalho da sua igreja? Qual seria o posicionamento da sua Visão Ministerial quanto a política  quanto a si mesmo, a igreja e ao mundo?

A Visão Ministerial do pastor mostra quem ele é. Através da Visão a igreja se estabelece e ela é necessária. A pergunta que deixo é a seguinte: Como está a sua Visão?



Continuaremos no próximo texto.

Textos Relacionados
O Sal dos Pastores - Parte I - Liderança