sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Brasil: Educação Nota “F”


Estive lendo uma reportagem no jornal Folha Universal, Nº 1133, do dia 28 de dezembro de 2013, sobre a educação no Brasil. Nesta reportagem, especialistas em educação foram consultados diante da classificação do Brasil que marcou presença no 58º lugar entre 65 países no ranking de desempenho de jovens estudantes.   

Resumo

Conforme reportagem no Brasil há baixos salários para professores, falta de infraestrutura e um sistema de ensino mal organizado. Ainda 38% dos estudantes do ensino superior não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, diz indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf). Dos professores 20% pediram afastamento por licenças médicas por problemas com a voz e transtornos psiquiátricos. Enquanto países que estão entre os mais ricos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) gastam em torno de R$ 200 mil para educar uma criança dos 6 aos 15 anos de idade, o Brasil gasta em torno de R$ 64 mil.

Os especialistas da reportagem apontaram quatorze pontos que precisam mudar na educação brasileira:

1- Cobrança – é necessário um despertar e uma cobrança da sociedade na qualidade da educação, além de edifícios, merenda e uniformes.

2- Formação- Nos cursos de formação de professores não basta teoria, é necessário domínio de conteúdos e competência em transmiti-los aos alunos.

3- Valorização- Muitos professores têm mais de um emprego para garantir renda e não conseguem se dedicar integralmente a todos os alunos. Melhorar salários e oferecer plano de carreira são boas saídas.

4- Conteúdo- "A primeira coisa se fazer é definir o que é para ser ensinado ao aluno, em que série e em que idade, isso ainda não é claro no Brasil”, diz João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB)

5- Avaliação – Avaliar de forma precisa o desempenho do aluno. A Prova Brasil não se refere a um conteúdo didático especifico, conforme João Batista.



6- Infraestrutura – Estamos em falta com a infraestrutura. São necessários espaços bem organizados, seguros e com recursos adequados. Há locais que existe o revezamento de livros didáticos.

7- Base- Ter muitos alunos não é sinônimo de bem estar na educação. É necessária a consolidação na aprendizagem, ou seja, pleno domínio do conteúdo.

8- Investimento – Quanto maior o investimento na educação, melhor a vida do cidadão e conseqüentemente o Brasil avançará.

9- Acompanhamento – Os pais precisam acompanhar a aprendizagem dos seus filhos. A escola precisa ser competente em ensinar o aluno a compreender os conteúdos.

10- Aprovação – A escola tem que parar de aprovar alunos que não estão aptos. Quando houver a necessidade do aluno de repetir o ano escolar, que haja o procedimento que aprendizagem ocorra de fato.


11- Sem decoreba – “O aluno deve praticar, fazer exercícios e resumos todos os dias” ensina o Antônio Carlos Guarani.

12- Aproximação – Os conflitos devem ser evitados por meio do diálogo e respeito mútuo entre alunos e professores.

13- Simplicidade- A educação de qualidade não depende de tecnologia ou modismo. O fundamental é oferecer estrutura básica, currículo bem estruturado, boa formação de professores e bons salários.

14- Diversidade – A escola precisa oferecer conteúdos atrativos. Os conteúdos também podem estar relacionados com a realidade do aluno.


Resumo feito por Marcio Gil