segunda-feira, 18 de maio de 2015

IRRITAÇÃO

Personagens Marcantes da Bíblia se irritaram

Jacó ficou irritado e disse: "Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter fi­lhos?" 
Gênesis 30:2
Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". 
1 Samuel 17:28
Saul ficou muito irritado com esse refrão e, aborrecido, disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?" 
1 Samuel 18:8
Aborrecido e irritado, o rei de Israel voltou para o seu palácio em Samaria. 
1 Reis 20:43
Isso deixou o rei tão irritado e furioso que ele ordenou a execução de todos os sábios da Babilônia. 
Daniel 2:12

Definição
A irritação é uma emoção e pode variar de intensidade que pode ser desde um desconforto que gera uma certa impaciência até a fúria e o ódio. 

Situações diversas que irritam

“O que mais me irrita são as pessoas que acham que sabem de tudo. 
Falsidade e ignorância me irrita 
Pessoas que repetem muito o que aconteceu durante o dia, a noite passada e ainda ficam pedindo opiniões sem compromisso, mas nem se quer dão ouvidos para o que foi dito
Eu fico irritado gente que se irrita facilmente. Fico irritado gente que já acorda irritado e qualquer coisinha já é motivo. 

Fico irritado quando eu to andando no passeio e tem alguém andando na minha frente e a pessoa não anda nem tão rápido que eu fique longe e confortável e nem tão devagar que eu consiga ultrapassar sem parecer que preciso tirar a mãe da forca.

Eu fico irritado barulho de leite, sabe? Quando a pessoa suga o leite para tomar. Algumas pessoas não fazem isso com leite, mas fazem com sopa.
Imagine o sugar da sopa e tenha um dia irritante.

Fico irritado barulho de gente que engole água muito rápido e fica aquele glup glup glup.
Fico irritado gente sonsa.
Fico irritado gente lerda. Gente que não faz nada e abu8sa da boa vontade.


A pessoa fala e no meio da frase é interrompida por ela mesmo. Santo Deus, quanta aflição.

Fico irritado gente que masca chiclete desesperadamente feito vaca.
Fico irritado gente que não entende o que eu digo. Até porque eu sou surda e nunca entendo.


Fico irritado quem se acha o dono da razão. Gente que não aceita nunca estar errado. Acho um absurdo porque eu sou a dona da razão.

Fico irritado gente sem educação. Gente que se acha no direito de maltratar os outros. Respeito acima de tudo, né? Mas acho que deve ser bem mais fácil ser assim”( O que te irrita?!).

Fico irritado quando digo que não sei fazer tal coisa e a outra pessoa fica insistindo
Fico irritado quando uma pessoa insiste e me constrange para fazer uma coisa que não é minha função

Quais as fontes das irritações

“A irritabilidade pode ser uma grande inimiga do bem viver. Há dois tipos de irritabilidade:
1-Desconforto físico;
O primeiro tipo de irritabilidade pode advir do cansaço excessivo, de um alimento mal digerido, de uma dor corporal, de uma queda energética sem causa aparente, de um desequilíbrio hormonal, da famosa TPM, enfim, de qualquer causa orgânica.

2- Combinação de uma série de fatores.
Vão desde opiniões e conceitos contrariados até atitudes tensas em relação às questões de ordem política, religiosa ou étnica.( Mulher)

3- Influência espirituais

“A verdadeira solução para a irritabilidade está em darmos alguns passos concretos como:
1º - Admitirmos que nosso estado emocional não seja dos mais agradáveis. Esta etapa é decisiva e imprescindível!
2º - Desejarmos com sinceridade nos tornarmos emocionalmente agradáveis, amistosos e estimulantes. Isso pode revolucionar nossa vida!
3º - Aprendermos a relaxar nosso corpo toda vez que nos sentirmos irritados. ( Mulher)”
4º Buscar a Deus, orando, louvando, vigiando etc. A Palavra de Deus nos diz que a ira acontece, mas não podemos deixá-la nos dominar. Ainda, mais temos que cultivarmos o Fruto do Espírito Santo e uma das características dele é a “temperança.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.Efésios 4:26
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas5:22

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedgogo