segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Desatinos de Um Líder que Parece Construir o Nada sobre Um Monturo - Declarações do Rev. Caio Fábio sobre Pr. Silas Malafaia


Pr. Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo 

Tenho uma postura de defender os cristãos e também as suas instituições. Já existem muitos inimigos, ou pelos menos, aqueles que se fazem inimigos dos cristãos e que querem a nossa destruição. Quando ouço alguma notícia que compromete uma denominação cristã, por erro do líder ou da própria igreja, não ajudo a aumentar o escândalo. Não divulgo e se mencionar alguma coisa é para lamentar, pois o erro já é reconhecido pela sua própria natureza. Não coopero em aumentar o sentimento de descrédito para com pastores e padres. Querendo ou não isto atinge o crédito da mensagem do Evangelho de Cristo. Ainda que saibamos discernir o limite das informações, muitos do povo não possuem a nossa maturidade para julgar adequadamente. Isto sem falar que existem as meias verdades ou mentiras que são manipuladas para destruir a credibilidade dos cristãos. Quero dizer que sou a favor que cada um pague pelos seus erros e que as falas manipuladas sejam reveladas.

Há organismos que usam os escândalos que ocorrem no seio cristão para minar a credibilidade da igreja, das suas instituições, dos seus líderes e da própria mensagem de salvação do homem em Jesus Cristo. Eu não espalho o mal, já existem aqueles que ganham dinheiro para divulgar o mal, existem aqueles que defendem outra ideologia e por isso querem difundir o mal, existem os manipulados que divulgam o mal e também há os ignorantes, invejosos e frustrados  que o divulgam. A divulgação dos escândalos não constrói a igreja de Cristo e nem salva almas. Quando há escândalos cabe a igreja disciplinar os culpados e continuar a sua jornada.

O contexto de perseguição contra os cristãos no mundo é crescente. Esta perseguição vai desde o preconceito, restrição de liberdade de expressão até a execução sumária. No ano passado foram executados, sejam por civis ou por agentes dos governos no mundo, 1 cristão a cada 5 minutos, cerca de 105 000 cristãos assassinados por comunistas, hindus e islâmicos. Em países onde temos um histórico cristão, estão se transformando em anticristãos ou em ateus, sem falar do aumento significativo de islâmicos. Em Nova York se alguém distribuir um panfleto evangélico é considerado um ato antidemocrático. Neste mesmo país, pelo menos um pai já foi preso porque não aceitou que o seu filho fosse doutrinado na ideologia gay em uma escola pública. Na Inglaterra a justiça chegou a proibir famílias cristãs de adotarem crianças por não aceitarem a prática gay e depois de muita luta no Supremo esta decisão caiu. No Brasil, em 2011, um pastor pregou que é pecado a prática gay na Praça da Sé, em São Paulo e foi preso. Aqui no Brasil, movimentos sociais com apoio do governos petista lutam para transformar a fé cristã em crime. Procuram restringir a liberdade da fé cristã e a impedir a utilização dos meios de comunicação. Os valores cristãos são rechaçados e a família caminha na direção da destruição. O governos por meios de leis querem determinar para nós o que é certo a nível de família, como devemos criar os nossos filhos, como deve ser nossa religião, como deve ser a nossa cultura etc. Diante disto fico abismado com desatinos de um líder que parece querer construir o nada sobre um monturo. Atitudes e palavra que não constroem nada e só fazem criar desatinos e escândalos. Aqui me refiro a Caio Fábio com suas criticas cheios de desatinos que tem como alvo Pr. Silas Malafaia. Passo a tratar do assunto pois vejo como gravíssimas as atitudes desatinas de Caio Fábio.

Antes de avaliar as declarações de Caio Fábio e de Silas Malafaia, vou fazer algumas considerações sobre os dois. Então, começo com Caio Fábio... Ele foi um dos homens que marcou a história do povo evangélico do Brasil, ganhou fama pelas suas pregações profundas e pelo trabalho social chamado Fábrica de Esperança. Ele foi extraordinário e hoje não tem o mesmo crédito. Naquela época eu não tinha formação teológica e cheguei a comprar e a ler muitos dos seus livros. Ele promovia congressos de treinamento de liderança, tinha programa de televisão, recebia muitas ofertas e ganhava muito dinheiro vendendo livros. Ou vai me dizer que ele não usufruía do suor do seu labor? Ele fazia o que Silas Malafaia faz atualmente. Só que houve escândalos no seu ministério, o qual foi envolvido no caso do Dossiê das Ilhas de Caimãs e a questão dos problemas na vida conjugal. O mesmo chegou a ter um caso com a secretária, se divorciou e casou novamente. Eu me lembro que o Pr. Silas Malafaia, ficava criticando pastor caído e que naquela época quem ouvia  pensava que ele estava se referindo ao Caio Fábio. Segundo o site Wikipedia, afirma que  Caio Fábio chegou a ter um patrimônio de 5 milhões de reais, inclusive, tornou-se proprietário de uma TV a cabo. Já o Pr. Silas Malafaia disse que possui um patrimônio de 4 milhões de reais conforme declaração de renda da Receita Federal.  Hoje em dia, me vejo preocupado com as declarações de Caio Fábio, ele diz que a Bíblia não é inerrante e isto é um grave erro teológico. Conforme o site de Julio Severo, Caio Fabio tem um filho homossexual e o Rev. Caio afirmou:

“Os únicos homossexuais que eu já vi serem “curados” são os que nunca foram.

Eu não tenho dúvida de que em muito breve ficará definitivamente provado — já se caminha com muita rapidez para isso — que a homossexualidade tem como fator preponderante a genética.
Há pessoas homossexuais que nunca praticaram um único ato homossexual, mas nem por causa disso deixaram de ser. São os eunucos por amor ao Reino de Deus.

É uma pena que não haja liberdade para as pessoas dizerem quem são.”

Falando do Silas Malafaia, ele está sendo tudo de bom que tinha no ministério Caio Fábio. A diferença básica são três: O ministério de Silas Malafaia está tendo um alcance maior do que o de Caio Fábio. Hoje em dia Silas Malafaia tem programas televisivos em inglês que alcança vários países do mundo, na Europa, Africa e nos Estados Unidos. A sua influência hoje no Brasil é maior do que a de Caio Fábio comparando com aquela época do seu auge. A segunda questão é relativa a área teológica. A teologia de Caio Fábio era mais refinada na sua linguagem, o que não quer dizer que seria mais profunda do que a de Silas Malafaia. A linha de Caio Fábio era bíblica, assim como a de Silas. Atualmente não sinto firmeza em Caio Fábio, o que dar a entender é que ele mudou. Agora defende que a Bíblia contém erros e pelas suas declarações, se dá a  entender que a sua ética cristã aceita e concorda com a prática gay. O que contradiz a ética Bíblica. O Pr. Silas Malafaia tem uma ética cristã bíblica. A questão do Teologia da prosperidade de Silas Malafaia está correta. A questão que pega, é aplicação desta teologia. Às vezes acho que ele exagera na aplicação, especialmente, naquela ideia de semente de R$ 1 000,00. Não se pode falar de dinheiro que os descrentes acham que os pastores estão roubando. Os invejosos e frustrados também já gostam de questionar e levantarem suspeitas.

Hoje, quem mais luta e tem demonstrado maior destaque em defender o evangelho e os cristão, é Pr. Silas Malafaia. Já houve a época do Rev.Caio, ainda que agora não tenha expressão ou simplesmente perdeu o bom senso.

Quando uma pessoa quer criticar, por qualquer motivo se encontra justificativa. Assim vejo Caio Fábio em relação a Silas Malafaia. Qualquer acusação deve ser acompanhada de provas, caso contrário é leviandade.  Ele disse: “Eu sei como funciona o "esquema". No fim tudo é dele. O avião é da "igreja", mas, no fim, a "igreja" é dele. Aprendeu com Macedo. A escola é velha. Num país sério estaria na cadeia. Estelionatário e mentiroso”. Se seguir esta linha todos os pastores e padres são proprietários dos patrimônios das igrejas. E dizer que para alguém afirmar que o Pr. Silas merece está na cadeia, deve ter moral para tal. Seria este o caso de Caio Fábio? Pr. Silas argumentou e mostrou documentos da receita Federal e isto mostra a seriedade.

Caio Fábio declarou o seguinte: “Nesta história a Gabi foi a profetiza de Deus! Reconheceu as "heresias" ”. Ele, o Rev. Caio Fábio, só pode está brincando, ironizando ou está louco... Qual a fundamentação teológica que existe para tal. É claro que Gabi, demonstrou que não tem fundamentação teológica quando afirmou: “E o meu (deus)... que não sei se é o mesmo que o seu, te perdoe.” Se ela tiver o mesmo Deus que o Pr. Silas, significa que ela precisa aprender e a obedecer a Palavra de Deus e se não for o mesmo Deus, é direito dela de acreditar no que quiser, mas não é o Deus cristão e Bíblico. E se Caio Fábio concorda com Gabiele está na mesma máxima.