quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Educando filhos Nº 2 - - Sendo pais sábios

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Segunda Realidade

Os filhos não são deuses. Eles acertam e erram como qualquer ser humano.  Temos que confiar neles como a seres humanos e estarmos conscientes de que eles podem errar, assim como nós pais, já erramos.
Diante dos acertos dos filhos, elogios devem receber. É importante coroar o acerto! É importante  falar ao filho o quanto o ama e mostrar o seu valor em todos os dias. Ao erro reprovação na medida certa. Não devemos depreciá-los com palavras humilhantes, que muitas vezes agridem os nossos filhos e que não constroem nada.

Como pais sábios, devemos aproveitar o erro para abrir uma janela para o acerto. O erro é, ou pode gerar uma nova oportunidade para o acerto. A nossa preocupação não deve dar lugar a histerias e sim, a ser uma nova oportunidade de educá-los. São diante dos erros dos filhos que podemos ser melhores pais.

Ser pai não é fácil e nós sabemos que ser filho, também, não é... Os filhos fazem as escolhas, nós somos os orientadores para as melhores escolhas. Nesta vida pais e filhos deparam com a seguinte realidade: queremos o melhor para o próximo, mas não temos o poder de viver a vida do outro. Devemos viver a nossa vida, sendo pais e filhos.

Os filhos não são deuses, eles erram e acertam. Indico aos pais que ensinem o temor do Senhor aos seus filhos, pois isto nos dará filhos sábios.

Provérbio

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.
                    
Este foi o segundo Educando Filhos  e a segunda realidade a ser encarada. Espere o próximo texto que tenho certeza que será edificante.