quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Educando filhos Nº 03 - Crianças são crianças


Marcio Gil de almeida
Teólogo e Pedagogo

Terceira realidade

Os filhos precisam dos pais para sobreviverem em todas as dimensões. Um bebê não pode sobreviver sozinho. Os pais existem para ajudar no desenvolvimento da crianças com o fim de alcançar o estágio de independência. Nós, genitores protetores, não podemos esquecer que nossos filhos passam por diversas fases de desenvolvimento. Assim como fomos crianças, adolescentes, jovens e agora somos adultos, eles vão passar pelas mesmas fases.


Diante da realidade de que o ser humano passa por fases de desenvolvimento. Não podemos cobra ou esperar das crianças que ajam como adultos. Crianças são crianças, adolescentes são adolescentes e adultos são adultos. As crianças sempre vão fazer coisas que achamos inaceitáveis ou absurdas, exemplo: quebrar os brinquedos novo, riscar a parede, sujar a roupa ficando a parecer um porquinho etc. Elas vão chorar, gritar ou pular muito mais do que nós. É muito barulho... Elas são crianças e não adultos. É assim que são e enquanto forem crianças serão assim.

Nós, genitores e/ou pais, precisamos ser sábios e temperantes. Crianças, adolescentes e jovens precisam dos adultos para ajudá-los. É com amor, paciência, sabedoria, firmeza, disciplina e uma liderança apaixonante que vamos guiá-los à uma vida de paz, segurança, de família, saúde psicológica, saúde espiritual e física que glorificam a Deus.

Se você está impaciente, ore a Deus, peça conselhos para pessoas confiáveis e sábias. E Deus seja contigo ao enfrentar situações difíceis.