sexta-feira, 1 de março de 2013

Educando Filhos Nº 04 - Educando para viver neste mundo


Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Quarta Realidade


Não criamos os filhos para nós mesmos, os criamos para viver neste mundo cheio de coisas boas e ruins. Educamos os nossos filhos para que eles mesmos vivam a vida, que são deles, com atitudes que honrem a si, a sua família e a Deus.






Devemos fazer a nossa parte como educadores e confiar que eles tomem a decisão em seguir o bom caminho.  Assim, como nós escolhemos o bom caminho, eles devem ter a oportunidade de fazerem as suas próprias escolhas. Todas as escolhas têm conseqüências e quando as escolhas são más, eles sofrerão. E o sofrimento é bom quando se torna um instrumento de aprendizagem. As pessoas que aprendem com as suas más escolhas e com o sofrimento, se tornam seres humanos ou servos de Deus melhores e são considerados sábios.



O bom pai sabe que ensinar, é levar o filho a ter as suas próprias compreensões a onde os seus valores foram aderidos.  Lembre-se, boas escolhas são feitas na imitação do exemplo do pai e da mãe. Nem sempre o filho segue o bom exemplo dos pais, todavia a maioria esmagadora seguem o exemplo que tem dentro de casa.  Pegue o seu bom exemplo de vida, os seus valores e a sua fé em Deus, e junte com a sua amizade que você possui com seu filho que dará um bom futuro.