terça-feira, 5 de março de 2013

Educando Filhos Nº 5 - Parte 1 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos.


Pr. Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Quinta Realidade




O dia a dia dos afazeres nos sega quanto a uma realidade nítida. Estou me referindo ao fato em que os pais não são os únicos educadores dos filhos. Há muitos educadores não autorizados querendo e que estão educando os nossos filhos, sendo que muitas vezes, não sabemos o que está acontecendo. Estes não autorizados estão educando de forma totalmente diferente ou errada. Existem aqueles que concorrem direta e indiretamente com os pais. Estes concorrentes podem estar conscientes do que estão fazendo ou não, organizados ou não, adeptos de ideologias ou não, pertencentes às militâncias ou não, pertencentes a organizações ou não etc.

Abram os olhos, a concorrência é forte e na maioria das vezes, só querem transformar nossos filhos em soldados das suas ideologias. Todavia, os pais educam os seus filhos porque são o seu coração e a sua vida. Nós temos uma vantagem pouca observada e pouca aproveitada. Refiro-me ao fato que moramos com os nossos filhos e temos de ser mais ágeis e sábios em educá-los.


A concorrência está nos vizinhos, parente, amigos, colegas, TV, rádio, internet, irmãos (ãs) de igreja, professores, governos, artistas, filmes, novelas, jogos, usuários de drogas e traficantes etc. Estes trabalham para educar ou influenciar a educação de nossos filhos. Educar filhos não é fácil e os concorrentes são muitos.

Podemos notar que, graças a Deus, não existem apenas concorrentes, também, há os aliados. Quase que os mesmos grupos, organizações e pessoas citadas como concorrentes, podem, também, ser o contrário. Eles podem ser aliados e tudo depende do que estão ensinando.

Devido aos perigos precisamos saber sobre o alimento intelectual, moral e espiritual que nossos filhos estão recebendo. É conversando com eles que obtemos informações e a partir daí, podemos agir...

O perigo está em todos os lugares. Vejamos, então:
,
1- Vizinhos - Os vizinhos educam ou influenciam na educação dos nossos filhos e temos que observá-los nas suas palavras e atitudes. Não quer dizer que nos tornaremos espiões, mas apenas observá-los quando estiverem em nossa frente. A Bíblia nos fala do grande valor em bons vizinhos. Entretanto, temos que tomar cuidado, pois nem todos são bons vizinhos e não é porque são bons vizinhos que eles vão ficar ou nós vamos ficar um tempão na casa do outro. Não podemos alugar as pessoas e eles também não podem nos alugar. A presença abusiva constante de pessoas que não moram em nossa casa, acaba por influenciar os nossos filhos. A Palavra de Deus diz, que se eu ficar demasiadamente na casa de uma pessoa, ela irá se enfadar de mim e o resultado será que a mesma me irritará. O que quer dizer isto? É simples, a minha inconveniência irá levar o amigo a perder a paciência e a falar coisas que vão me machucar. Desta forma ficaria muito indignado e revoltado. Só que se isto acontecesse, o errado seria eu, que estava sendo inconveniente, que ficava quase que o dia todo na casa do outro. Tudo tem limite... Os vizinhos influenciam os nossos filhos e não podemos aceitar todo tipo de influência. Se você crê em Deus e o vizinho é um ateu militante, você deixaria o seu filho constantemente na casa dele? É claro que não... Isto não quer dizer, que vamos tratá-lo mal ou diminuí-lo. Também, não quer dizer que vamos proibir os nossos filhos de conversar com ele. O que quero afirmar é que esta proximidade é limitada, pois é comum que as pessoas busquem intimidade com aqueles que pensam de forma mais aproximada. Além do mais, nos cabe a tarefa de preparar os nossos filhos para encarar este tipo de dificuldade e confiar que eles vão fazer a melhor escolha. Cada posicionamento dependerá do tipo de vizinho que temos.

CONTINUA NO PRÓXIMO TEXTO.

NOTA: Como a QUINTA REALIDADE ficou extensa, com o tema “Concorrentes dos pais na educação dos filhos” , estou dividindo em partes.