quarta-feira, 6 de março de 2013

Educando Filhos Nº 06 - Parte 2 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos.

Pr. Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Quinta Realidade – Parte 2 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos.

2- TV e Internet – Não devemos ser neuróticos, passando a proibir tudo. Devemos observar os extremos pelo ensino que se está apresentando na TV e Internet. Observar os programas de entretenimentos, desenhos animados, filmes, jogos, bate-papos etc.
Os filhos podem ter Orkut e Facebook com os devidos acompanhamentos. Pode-se pedir aos filhos a senha do Facebook ou Orkut e isso só deve ser em situações extremas. Há outras três formas para acompanhar os seus filhos no Facebook e que passamos a ver aqui:
Primeiro, você pode ter seu Facebook e entrar no Facebook do seu filho. As conversas particulares não são acessíveis e aí entra a outra a segunda forma.

A segunda forma de acompanhamento dos filhos no Facebook ou no Orkut, estar em sentar do lado do filho e junto com ele participar da conversa. Desta forma se aproveitaria para descobrir alguma irregularidade.


Na terceira forma, podem acessar o arquivo no computador, pois as conversas ficam lá, registradas. Sigam estes passos para o Windows XP: Abra o Explorer, vá explorando as pastas nessa ordem:
C:\Documents and Settings\usuario\Configurações locais\Histórico. No Windows 7, não há como você, a não ser se a pessoa vincular a conta do Facebook ao MSN. Outro jeito seria instalar um programa que grava tudo o que visto no computador.

A quarta forma envolve a conscientização do perigo da internet. Devemos conversar com ele e mostrar os reais perigos que estamos sujeitos. Veja a relação das possibilidades:
-Ter a vida intima exposta, trazendo vários inconvenientes;
-Pessoas que pegam a nossa foto e colocam coisas absurdas atingindo a nossa moral;
-Há pessoas conhecidas ou não dos nossos filhos, que intencionalmente, iniciam conversas com palavras chulas, em que os filhos podem ser levados, pois são seres em desenvolvimentos, e depois serem divulgadas estas conversas vergonhosas na internet ou divulgadas pela própria pessoa na escola ou circulo de amizade, promovendo a desmoralização dos nossos filhos;
-O perigo dos pedófilos, traficantes de seres humanos, influencia de usuários e traficantes de drogas/álcool. Um destes elementos pode marcar encontros mortais, seqüestros e fornecimento de drogas.   

Todo cuidado é pouco. Os concorrentes dos pais na educação dos filhos não têm piedade ou escrúpulos. Temos que observar sem oprimir os filhos. Equilíbrio, flexibilidade e bom senso são necessários aos pais. E quando os filhos perceberem isto em nós, aos poucos, eles mesmo vão dando o retorno esperado.

Observe com cuidado os desenhos animados, pois muitos deles estão sendo usados para defender a doutrina e o estilo de comportamento gay. Naquele desenho dos Simpsons profanação, blasfêmia, senas de sexo, palavrões e vários outros desenhos animados recheado de mensagens anti- Deus etc.

Assista a este vídeo que está no You tube sobre os Simpsons:


Lembrem-se dos horários demasiadamente tarde que estão assistindo programações na TV ou ficando na Internet., enquanto você está dormindo. 

3- Amizades – Os filhos possuem o direito a terem amizades, mas se determinada amizade está colocando os mesmo em algum tipo de risco, temos o direito de intervir e determinar o fim daquele relacionamento ou de pelo menos de orientar e supervisionar a situação. Os pais devem orientar aos pupilos acerca dos tipos de amigos que contribuem para suas vidas. Lembrem-se, amizades educam para o bem ou para o mal. Os filhos podem ter a vida social, todavia nem todos os círculos de amizades promovem vida e educação para o bem.
NOTA: Como a QUINTA REALIDADE, com o tema “Concorrentes dos pais na educação dos filhos” ficou grande, dividir em partes.FINDA NO PRÓXIMO TEXTO.

Fonte: Pr. Marcio Gil de Almeida